O Que Esperar de 2019 no Marketing Digital? | Principais Tendências

2018 está com seus dias contados, e logo ficamos de olho nas tendências que vão guiar o digital no próximo ano. As previsões são várias, mas alguns tópicos ganharam destaque nos últimos tempos e merecem uma atenção especial. O que podemos adiantar é que haverá profundas transformações.

Confira as principais tendências para 2019 no Marketing Digital: 

MARKETING BUSCA POR VOZ: O buscar já mudou de forma. Cada vez mais usamos os comandos de voz para buscar algo. Seja por praticidade ou comodidade, esse recurso está em alta. O efeito disso? Um conteúdo que seja mais pessoal e com o tom de uma conversa. A tradicional publicidade terá que se reinventar. Segundo a Thee Design, hoje, entre as 3,5 bilhões de buscas feitas no Google, um terço é realizada por voz. Especialistas apontam que houve um aumento de 30%  no número de pesquisas por voz. De acordo com a ComScore, até 2020, metade das buscas serão por voz.

É importante lembrar que a construção semântica da busca por voz é completamente diferente do texto, o que afeta diretamente a criação e a estratégia de SEO. Adequar expressões que fazem mais sentido no falar é fundamental.

CHATBOT: Entra ano, sai ano e os chatbots continuam na lista de tendências. Isso se deve as transformações que a ferramenta ganhou ao longo do tempo. De simples mensagens automáticas à uma estratégia popular. Pesquisas recentes apontam que o usuários preferem a comunicação com o chatbot para um atendimento inicial (fonte: Grand View Research).

E o que muda para 2019?  Será um período de aperfeiçoamento para uma comunicação sem ruídos e nada robótica. E principalmente, que seja eficiente e prática.

REDES SOCIAIS COM CONTEÚDO EFÊMERO: A trend que ganhou forma com o Snapchat está com força total. Criando o aspecto de urgência, a efemeridade gera nos usuários a sensação de impulso por consumir e a ideia de exclusividade.

ANÚNCIOS CURTOS: Segundo estudos, 89% da audiência se mantém engajada em anúncios de até 10 segundos. E mais: quando aumenta a duração do anúncio, o interesse caiu simultaneamente. Fique de olho no Snack Ads para atrair mais públicos. Outro efeito do anúncio curto é a eliminação da ideia de que a publicidade está atrapalhando o usuário.

MOBILE MARKETING: Com rapidez, o acesso via mobile ultrapassou os computadores. E os números comprovam a teoria de que temos uma estreia relação com o smartphone. Modificando até mesmo a nossa rotina. Afinal, quem nunca esqueceu o celular em casa e se sentiu totalmente perdido ao longo do dia?!

  • De acordo com a comscore, 80% do tempo gasto nas mídias sociais vem dos dispositivos móveis.
    Dados do NetMarketShare mostram que o Google impulsiona 96% das buscas móveis.

E pra você, qual é a tendência para 2019? Compartilhe com a gente!

Em 2019, a MKT Drops trará ainda mais conteúdos especiais, fique de olho!