Contar histórias sempre foi uma ação presente na história humana, na verdade, compartilhar os fatos por meio da narração foi a maneira que encontramos para explicar nossa existência e sobreviver. Um exemplo da importância de contar histórias está na nossa própria história, os homens das cavernas encontraram nas pinturas rupestres a forma de perpetuaR seus feitos e acontecimentos.
Hoje, essa marcação ocorre de maneira semelhante, o que muda é apenas o meio. As redes sociais são uma ampliação da realidade e mostram através de textos, gifs, textos e outras mídias a história de cada indivíduo.
É com base nesse contexto que o Storytelling se desenvolve como uma estratégia que vai além de narrar. Esse recurso procurar usar a emoção como artifício para a geração identificação.

POR QUE USAR STORTELLING?
O motivo é simples. Há tempos se fala no fenômeno da Economia de Atenção, o conceito explica que conforma a produção de informação aumenta, menor é retenção do usuário. Ou seja, por mais incrível que seu conteúdo seja, se ele não gerar algum tipo de emoção, ela não vai ser assimilada.
Outro fator que contribui para a Economia de Atenção é a multiplicidade de canais que tornam dividi a atenção do usuário.
Assim, o Storytelling surge como uma estratégia no ambiente online.

PRA QUE USAR O STORYTELLING?
De acordo com o estudo realizado pela Statistic Brain, o nível de concentração caiu de 12 para 8 segundos desde 2008, ou seja, reter atenção de maneira eficaz é fundamental para transmissão de qualquer mensagem.
Muitos estudos já comprovaram a eficácia da narrativa para informar e entreter. Além disso, o Storytelling é uma maneira de atrair atenção do usuário, que antes se encontrava disperso.
Outras vantagens do Storytelling:
- As histórias geram conexões por meio das emoções;
- História se torne permanente no consciente;
- Desperta a curiosidade;
- Gera engajamento e interação;

STORYTELLING PARA MARCAS E EMPRESAS?
Uma das principais dúvidas das empresas e marcas antes de investir em Storytelling é qual é a melhor maneira de aplica-lo. Mas a pergunta não tem uma só resposta.
O Storytelling pode ser utilizado em vários meio e de muitas formas. Uma das formas mais abordadas é a criação de personagens que carregam o estilo e filosofia da marca.
Em landing pages, a estrutura linear pode ser o cenário para a crição de uma narrativa.
Em redes sociais, as possibilidades de criação são ainda maiores. Textos e imagens pode cativar e emocionar. Além disso, vídeos com uma estrutura que envolve um dilema a ser solucionado também podem ser uma estratégia.
RESUMINDO:
Pode usar sem medo o Storytelling na sua marca. E esteja pronto para interagir com usuários verdadeiramente envolvidos com a história.
Confira o infográfico sobre Storytelling
