Efêmero e descomplicado: o Snapchat aposta em um compartilhamento de conteúdo dinâmico e mais pessoal.
Para começo de conversa, o que é o Snapchat?
O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltada para celulares com sistema Android e iOS.
Quem está no Snapchat?
O Snapchat caiu no gosto da geração millennials, e isso faz todo o sentido. Sua principal característica, a instantaneidade, é um dos principais atrativos para esse grupo que dispensa a qualquer custo o “papo” formal e rígido das marcas. Os millennials, jovens nascidos após 1982, acreditam e valorizam as empresas que saem da mesmice e encontram novas formas de falar de si (e sem frescura).
Mas não é só os millennials que gostaram da ideia:
O sucesso do Snapchat se deve a sua aderência entre os mais jovens, mas engana-se quem acha que outros públicos não tem interesse nele. Por isso, compreender os hábitos do público alvo torna-se tão fundamental: é a partir desse entendimento que você pode planejar uma ação nesse ambiente digital.
O Snapchat é o terceiro app social mais popular entre os millennials, segundo o relatório da comScore.
Mas como ele surgiu?
O Snapchat é um novato quando falamos de redes sociais. Criado em 2011 pelo americano Evan Spiegel – que aliás, entrou para a lista dos 400 homens mais ricos do mundo depois da criação do app.
E qual foi a sacada genial de Spiegel? Ele entendeu (e muito bem) que a comunicação é líquida e em constante transformação, sua aposta foi focar no poder da imagem.
Aqui no blog, já comentamos sobre o impacto da fotografia no marketing digital. Se você ficou interessado confira esse artigo: clique aqui.
Evan Spiegel nem chegou a terminar a faculdade de Design de Produto Universidade de Stanford por conta do “boom” do Snapchat.
O que Snapchat tem que os outros não têm?
Um dos diferenciais do Snapchat é o tempo de exibição das imagens, de apenas 24 horas. E o efeito disso? Um conteúdo mais real, pessoal e dinâmico. Assim, você compartilha de maneira prática os momentos com seus amigos. E claro, tudo isso sem ocupar espaço no seu celular. E se a foto ficou legal você salva, caso contrário daqui um dia ela desaparece – não é feitiçaria, é tecnologia!
Além disso, o Snapchat cria o sentido de urgência e importância do conteúdo ser visto naquele momento.
O sucesso que movimentou o mercado de redes sociais:
As últimas implantações no Snapchat foram permitir fazer ligações de vídeo e áudio – sendo ainda mais completo para o usuário. Começou a entender porque o sucesso? Ele reúne com simplicidade a funcionalidade de muitos aplicativos por aí.
Em 2013, o aplicativo se firmou no mercado americano e causou um verdadeiro auê no digital. E foi nesse momento que Spiegel recusou a ofertar de compra do Facebook por US$ 3 bilhões de dólares. Outra empresa que também tentou comprar o Snapchat foi o Google, pelo valor de US$ 4 bilhões de dólares.
“Nós somos um negócio , queremos ganhar dinheiro, mas fazer as coisas que as pessoas querem é um desafio assustador”.
Evan Spiegel
Números do Snapchat:
- Hoje, o Snapchat é avaliado em US$ 20 bilhões
- Ultrapassou Twitter em número de usuários ativos por dia, segundo a Bloomberg, agência de notícias especializadas no mercado financeiro;
- 44% de seus usuários entram todos os dias no aplicativo;
- Usuários ativos: 136 milhões;
- Estima-se que o faturamento para 2017 será entre US$ 500 milhões a US$ 1 bilhão;
- Tempo gasto por dia no app: 25 a 30 minutos todos os dias na criação de novos conteúdos;
- Público além dos mais jovens: cerca de 35% dos adultos entre 25 e 35 anos e 14% das pessoas na faixa de 35 anos de idade já utilizam o Snapchat;
- 70% do público pertence ao sexo feminino;
- A rede recebe aproximadamente 9 mil snaps a cada segundo;
Fato surpreendente: Levaria 10 anos para você visualizar todos os snaps publicados em uma hora.
Snapchat para Empresa: um guia simplificado.
Faça uma detalhada análise do seu público:
Ele conhece o Snapchat? Qual a regularidade do uso dos seus clientes? Que horários e dias de maior visualização?
Só entre na brincadeira se tiver gente no escorra, essa é a regra. Tenha um público para interagir.
Qual é a personalidade de minha marca?
Ela é “descolada” ou “tradicional”? Isso será a base para a linguagem adotada. Um exemplo é o Netflix, a empresa já tem uma postura mais solta, logo seu perfil no Snapchat tem um jeito próprio de comunicar; mostrando os bastidores de lançamentos de filmes e séries com os atores – tudo isso em um tom leve.
Resumindo: defina sua personalidade, a linguagem que será usada e o tom da “conversa”.
Qual a melhor frequência?
Isso depende muito do público da marca. No entanto, é importante ter uma presença sólida na rede social, não se mantendo exclusivamente por campanhas espaçadas. A recomendação é de postagens diárias.
Improviso com qualidade!
O conteúdo por mais que seja em tempo real, é preciso cuidado com a luz e som. Aplicar a identidade visual da marca de maneira sutil pode ser uma estratégia interessante.
Influenciadores Digitais e parcerias:
É possível criar conteúdo para a sua empresa de forma indireta. Os influenciadores digitais dentro do Snapchat são grandes formadores de opinião e fundamentais para o processo de compra. A partir deles, você pode agregar mais valor a sua marca, trazer a experiência de compra para mais perto do público, além de gerar mais credibilidade.
Divulgue suas outras redes sociais:
Crie uma conexão entres as mídias que sua empresa tem presença. Isso reforça o valor da marca.
Storytelling no Snapchat:
As pessoas amam boas histórias, e quando são bem contadas o resultado é incrível! As imagens e vídeos são ferramentas valiosas para criar uma narrativa envolvente e interessante. E não precisa pensar de forma linear, reinvente conceitos e compartilhe o que sua marca tem de melhor para contar.
Ações promocionais exclusivas:
Exclusividade é sempre uma técnica assertiva para promover produtos ou serviços. O Snapchat pode ser um local para disponibilizar descontos especiais. Para valiar a ideia você pode criar um código de desconto ou sugerir que as pessoas tirem um print de determinado cupom.
Seja criativo!
Além dos snaps – os recursos para criar ações específicas para sua empresa:
Anúncios no Snapchat:
Essa foi uma proposta anunciada no início desse ano pelo Snapchat. A estratégia leva o nome de “3V: vertical video views” ocupa totalmente a tela do smartphone. A exibição desses anúncios é na aba “Stories” e “Discover” e tem uma segmentação para gênero e localização.
Case: O impacto do Snapchat é maior que você imagina! Em uma rara divulgação de seus números, a empresa mostrou a que veio. Na campanha para promover o sétimo filme da franquia “Velozes e Furiosos”, os anúncios tiveram um efeito positivo nos usuários. Segundo dados da ação, quem via o anúncio estava três vezes mais sujeito a assistir ao filme do que os usuários que não visualizaram a mídia no Snapchat.
Discover do Snapchat:
O que é? Uma estratégia que vem sendo explorada por grandes empresas. Trata-se de uma seção de conteúdos exclusivos do Snapchat para os usuários.
O que encontramos por lá? Os snappers podem encontrar notícias, artigos e vídeos de fontes de mídia como CNN, MTV e Cosmopolitan. Sendo uma alternativa mais moderna dos atuais feeds de notícia.
Qual o impacto do Discover? Segundo relatório liberado pelo Wall Street Journal, esse recurso levou inúmeros usuários para ao site, sendo uma prioridade para empresa.
Geofiltros do Snapchat:
O que são: Entre as funcionalidades do Snapchat estão filtros com base na localização geográfica do usuário.
Onde vivem: para visualizar esses filtros basta tirar a foto, e deslisar o dedo para o lado e logo verá as opções disponíveis para a sua região.
Todos os filtros são igual?
Não, há uma diferença entre os filtros. No Snapchat você poderá visualizar dois tipos, o “Comunidade” e o “On-Demand”.
Geofiltros “Comunidade”: esses são criados pelos próprios usuários do aplicativo. Na maior parte das vezes são artes que representam a cidade ou pontos turísticos.
Como é um filtro destinado a comunidade, é proibido o uso de logotipos ou marcas. Sua criação é gratuita e qualquer um pode enviar suas criações para o Snapchat.
Geolfitros On-Demand: já essa categoria é voltada para empresas e tem um custo sujeito a variação de tempo de exposição e tamanho do local de exibição. Nesse é permitido o uso de logos. Essa função é uma novidade no Brasil, o recurso, que antes é exclusivo nos Estados Unidos, já pode ser usado aqui.
O Snapchat recomenda que os projetos não excedam 25% da tela superior e inferior.
Ação MKT Drops no Snapchat:
Disponibilizar geofiltros no Snapchat é uma nova maneira de interagir com o público alvo. Pensando nisso, criamos o filtro especial para Maple Bear Curitiba em comemoração ao Dia dos Pais.
Processo de produção: após a criação da arte, escolhemos a data de exibição, a área destinada e enviamos para aprovação do Snapchat que levou apenas um dia.
O resultado: A comemoração do Dia dos Pais ficou ainda mais divertida com o uso do filtro. Em três horas de exibição foram 765 visualizações e 26 usos.
Resumindo: o que muda em tempos de Snapchat?
A forma de se comunicar está sempre mudando e os hábitos no ambiente online também. A instantaneidade dos acontecimentos deve ser explorada pelas marcas que desejam um diálogo mais direto e pessoal com seus clientes, e nisso, o Snapchat é autoridade.
Com uma ideia bem simples de compartilhamento, a rede social que começou com o foco para os mais jovens, agora está ganhando as marcas e integrantes de todas as idades
E você, já sabe como colocar a sua marca nesse universo com duração de somente 24 horas?
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