Podemos dizer que 2018 foi o ano do Instagram. Em crescimento e evolução, a rede social se tornou mais popular do que nunca. Com mais de um bilhão de usuários ativos, novas funcionalidades e uma mudança completa no sistema de exibição no feed, o Instagram mostra o tamanho do seu impacto.
Uma ação que demonstrou a alta performance da plataforma foi o seu melhor gerenciamento, principalmente para marcas com a adição do ecommerce interno. Ou seja, as empresas simplesmente não podem ignorar o Instagram em 2019. A probabilidade de compra aumenta na rede, isso se deve ao grande potencial de conexão com os clientes.
AS MUDANÇAS DO INSTAGRAM EM 2018:
Visando o crescimento, o Instagram implantou diversas mudanças, selecionamos as principais para você conferir:
IGTV: A ativação do IGVT foi uma forma clara de se posicionar em relação ao Youtube. Com funcionalidade própria mesmo estando dentro do Instagram, ele possibilita a visualização de vídeos mais longos. Vale lembrar que o conteúdo aqui deve ser original e criado especialmente pra rede. O IGTV pode ser usado para construir sua marca, conectar-se e aumentar o seu público-alvo.
ANÚNCIOS NOS STORIES: Não demorou para que os anúncios ganhassem presença no Stories. Afinal, essa é a principal maneira da monetizar a presença de 400 milhões de usuários diários no Instagram Stories. Empresas e marcas agora podem inserir promoções em tela cheia entre os stories de quem você acompanha. Dica: ser nativo é fundamental, velha propaganda de sempre não funciona, ok?!TAG DE COMPRAS: O primeiro passo para o ecommerce foram as tag’s. Desta maneira, é possível sinalizar a venda de um produto com a exibição de valores. Ao clicar na tag, o usuário é direcionado a página de destino escolhida pela marca para a compra. Ah, essa funcionalidade já foi adicionada ao Stories também.
FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO: No Stories, você conseguem interagir de forma ampliada com o seguidores, fazendo perguntas, enquetes e a utilização de emojis especiais. Essa forma de conexão pode ser facilmente adotada pelas marcas para uma maneira rápida e fácil de aumentar o engajamento, reunir feedback e até mesmo auxiliar no atendimento ao cliente.
PERFIL VERIFICADO ALÉM DOS FAMOSOS: Usuários com grande aderência na rede também podem solicitar o tick da verificação ao lado do user. Oferecendo desta maneira mais credibilidade e confiança aos usuários.
MENÇÃO NOS STORIES @: Já deu pra perceber que o Stories causou uma mudança drástica de como consumimos o conteúdo digital, não é mesmo? Em junho, os usuários receberam uma opção “ Adicionar este à sua história ” ao mesmo tempo em que o Instagram notificou sobre uma menção.
ADIÇÃO DE HASHTAGS AO PERFIL: Em março, o Instagram forneceu a opção de adicionar hashtags e menções funcionais e clicáveis à sua biografia . Instagram explicou que isso dá aos usuários a chance de expressar o que gostam, mas também abre novas oportunidades para as empresas.
LIVES EM GRUPO: Recentemente, Instagram expande a opção de vídeo em grupo para seis participantes de cada vez. É um desenvolvimento interessante, pois reflete a popularidade da opção.
TAG DE NOME NO INSTAGRAM: Código pode ser escaneado com a câmera e permite que pessoas o sigam rapidamente. A novidade permite usar a câmera do Stories para seguir outras pessoas — semelhante ao Snapcode, do rival Snapchat.
NÚMEROS QUE COMPROVAM O CRESCIMENTO DO INSTAGRAM:
- 1 bilhão de pessoas usam o Instagram;
- 500 milhões de usuários usam todos os dias o Instagram;
- 80% dos usuários estão fora dos EUA;
- 72% dos adolescentes usam o Instagram todos os dias;
- 95% dos usuários de Instagram nos EUA usam o Youtube;
- 34% dos usuários do Instagram são millennials;
- 22% de todos os usuários do Instagram efetuam login pelo menos uma vez por dia;
- 38% dos usuários verificam o Instagram várias vezes ao dia;
- 25% dos proprietários de smartphones usam o Instagram;
- 95 milhões de mensagens por dia na rede;
- 400 milhões de histórias por dia;
- 72% dos usuários compraram um produto que viram no Instagram;
- 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca;
- 60% dos usuários descobrem produtos no Instagram;
- 90% das 100 principais marcas estão no Instagram;
EM RESUMO:
No Instagram é impossível se manter distante das atualizações, é fundamental acompanhar de perto as novas funcionalidades e testá-las juntos ao seu público. Nessa rede social, o teste de funções gera dados e informações valiosas sobre como ampliar o canal de relacionamento e de venda com o cliente.
Fontes: Social Media Today, TechTudo e Blog Hootsuite.