Somente estar presente não é presença digital. Pode parecer estranho e até mesmo contraditório, mas é a mais pura verdade do marketing digital. Presença inclui muitos mais aspectos que você imagina.
Mas então, o que é presença? Trata-se da atuação (nesse caso, digital) guiada por estratégias, filosofias, criação de persona e muito mais. A presença está relacionada com o desenvolvimento, não com com as plataformas.

O QUE FAZ PARTE DA PRESENÇA DIGITAL?
Sendo um conjunto de ações planejadas, monitoradas e otimizadas, para um bom funcionamento, a presença digital precisa que todas as etapas estejam conectadas.
MARKETING DE CONTEÚDO:
Dinâmico, atraente, original e completo. O marketing de conteúdo é uma das partes mais importantes e é a responsável pela alimentação do relacionamento com o cliente.
Exemplos: artigos úteis em blogs, site intuitivo e informativo.
SEM – Search Engine Marketing:
a criação de anúncios seja na rede de pesquisa ou na rede de display, eles oferecem uma mensagem direta ao usuário.
Exemplo: Google Adwords, Facebook Ads, Anúncios no Twitter e outros.
EMAIL MARKETING:
Uma maneira de estreita o relacionamento com o cliente. Conteúdo direto podendo ser promocional ou não.
REDES SOCIAIS:
Sempre conectado, o usuário passa boa parte do seu tempo nas redes sociais em busca de conteúdos atrativos, envolventes e inovadores. E lembre-se. a mensagem meramente promocional não “cola” nesse ambiente.
Saiba mais: Pinterest | Instagram Stories | Instagram
SEO – Search Engine Optimization :
Conteúdo otimizado para ser bem visto aos principais buscadores.

DICAS MKT DROPS:
- Verifique se sua presença, além de digital é otimizada para mobile.
- Teste sempre a velocidade do seu site.
- Acompanhe métricas e tendências.
- Análise constantemente as transformações do seu público.
- Aposte em um design atrativo.
RESUMINDO:
Marketing Digital não funciona sem presença online. Invista nesse estratégia para obter grandes resultados.