É uma febre. O Pokémon Go mal se instalou em terras brasileiras, mas já virou o queridinho da galera. Seja por nostalgia ou por simplesmente participar do hype, o aplicativo capturou o coração de todo mundo com a sua chegada. Fique 5 minutos olhando uma praça e perceba; o aumento no movimento é impressionante. Todo mundo quer brincar de ser um treinador Pokémon, não importa a idade, afinal, “temos que pegar”.
Entendendo Realidade Aumentada:
Martha Gabriel, uma das principais especialistas em marketing digital no Brasil define o conceito da seguinte maneira: “(…) realidade aumentada é a coexistência e interação de objetos digitais com objetos físicos, de forma a ampliar a experiência do usuário no meio físico (…)”.
Qual o impacto do Pokémon Go?
Mas, qual o impacto real desse game? Ele vai muito além da realidade aumentada. A Niantic, desenvolvedora do jogo, leva menção honrosa pela iniciativa de ser uma das primeiras empresas a aplicar e entender o mecanismo da realidade aumentada com tanto sucesso. Muitas marcas patinaram quando o assunto era realidade aumentada, um tema que já estava esquecido – quase dormindo, igual ao um Snorlax, pokémon caracterizado por sua preguiça.
O Pokémon Go abre as portas para uma infinidade de possibilidades para a realidade aumentada se tornar cada vez mais comum na rotina. Em poucos dias de lançamento, o game já impulsionou seu por corporações. O conceito criado em 1930 já é amplamente aplicado em nas áreas da medicina, entretenimento e educação, mas agora ganha nova cara e destaque.
Esteja preparado, muita coisa (e boa) vem por aí!
Pokemon Go: “Renda-se agora ou prepare-se para lutar!”
O site Vírgula publicou uma matéria com o seguinte título “O Brasil já se tornou outro país desde o lançamento de ‘Pokémon GO’”. Percebeu? O game terá um impacto quase que imaginável aqui. O aplicativo foi lançado no dia 05 de julho nos Estados Unidos, e desde então a expectativa dos brasileiros só aumentou. Temos que admitir: é um “fenômeno social” para acompanhar bem de perto. As ações da Nintendo tiveram uma incrível valorização, e o game dos monstrinhos se tornou mais usado que o Twitter, Tinder e até mesmo o viciante Candy Crush.
Como as marcas podem entrar na brincadeira? (E ter lucro)
O assunto está tão em alta que várias marcas e empresas querem tirar proveito do Pokémon Go. Não há dúvidas, é um novo mercado para explorar, mas antes de tudo é preciso entender bem as regras do jogo para não fazer feio como a equipe Rocket.
- As pessoas amam nostalgia: e tem algo melhor que lembrar do que amamos? Abrace essa idade de verdade, existe um público enorme disposto a pagar (e bem) por ideias que reforçam esse sentimento. E não precisa ficar só no game, explore as temáticas do seu cliente e faça um branding real e sincero.
- Oportunidades para todos: você já deve ter visto por aí a história do Motoboy de Fortaleza que oferece serviço de caça de Pokémons. Viu só? Análise sua marca e veja a melhor maneira de participar. (Saiba mais)
- Sua marca oferece Wi-fi para aos clientes? É uma postura que o seu comércio deve repensar. Feito isso, incentive os clientes a fazer checkins.
-
Tem mais gente na rua, aproveite! Ofereça uma experiência tão legal quanto o jogo. E de novo, isso não vale só pra Pokémon, e sim para qualquer assunto importante para o seu público. Atraia jogadores para seu estabelecimento se for o caso, e nem vai precisar de um “incense”, hein! Tem até marca “virando” ginásio como, por exemplo, o McDonald’s no Japão – firmando uma parceria com a Nintendo.
-
Lucro real: os comércios podem adquirir o item “lure” que atrai Pokémons para determinado local, e por consequência chamando atenção de “caçadores”. Segundo o New York Post, uma pizzaria em Nova Iorque pagou 10 dólares pelo módulo “lure”, trazendo um aumento de 75% nas vendas.
- Social Media, HORA DO ATAQUE! O melhor ambiente para compartilhar a emoção do aplicativo é nas redes sociais e muitas empresas souberam como trabalhar com essa tendência. Confira alguns exemplos:
Preparem-se para encrenca, encrenca em dobro! Plataformas prontas para participar do hype:
O Snapchat criou uma nova “história” chamada Catch Those Pokémons! Veja lá o melhores de grandes caçadas de pokémons.
Já o Spotify registrou um aumento de 360% no streaming de “Gotta Catch ‘ música tema do desenho animado Pokémon. São mais de 190 mil “playlists” com a palavra “Pokémon” no título e mais 53 mil com o termo “Pikachu”.
Números do Pokémon Go “decolando na velocidade da luz”.
Ainda não está convencido do sucesso? Confira esses números:
- Uma semana após o lançamento, o jogo da Nintendo alcançou 65 milhões de usuários nos Estados Unidos. E o lucro? 14 milhões de dólares
- Segundo uma matéria da BBC, um jogador do Pokémon GO passa mais tempo no app do que no Facebook, Instagram ou Snapchat.
- 50 milhões de usuários no Brasil em menos de 24 horas
- De acordo com dados do SimilarWeb, pelo menos 3% de todos os moradores dos Estados Unidos abriram o jogo na primeira semana do lançamento, um pouco abaixo do 3,5% que abriram o Twitter.
E aí, qual será sua estratégia Pokémon?
Gostou do artigo? Compartilhe 🙂
Comentários sempre bem vindos!