SOBRE O PINTEREST:
Somando mais de 70 milhões de usuários, o Pinterest desponta como uma rede social de nicho que promovem um aumento considerável nas vendas para as empresas que a utilizam como uma estratégia.
O Pinterest é o catálogo mundial de ideias. Encontre e salve receitas, dicas para a criação dos filhos, inspirações para o seu estilo e outras ideias para experimentar.
O grande diferencial do Pinterest é focar no interesse do consumidor a partir da criação de “álbuns” que concentram o que mais o agrada. Com isso, as empresas oferecem o seu produto de forma mais simplificada e aplicada a realidade. Um exemplo é a Westwing, empresa que vende artigos selecionados para casa, decoração e vestuário – com suas fotos ela cria um imaginário ao cliente, tornando a peça mais desejável e ainda criando mais possibilidades de uso.

De acordo com a pesquisa feita pela Javelin Strategy & Research sobre o hábito de consumo nas redes sociais, em comparação ao Facebook os usuários do Pinterest são mais lucrativos – isso porque, eles já estão predispostos a comprar e seu interesse pelo objeto é muito maior. O relatório mostra que o valor médio de consumo do Pinterest é de $ 123,50, enquanto a empresa de Mark Zuckerber é de $ 54,64.
Além disso, o estudo feito pela Shareaholic, o Pinterest é a segunda rede social que gera mais tráfego para os websites.
Mas e no Brasil? Essa comparação é aplicável? Sim! Por conta do sucesso da rede, o Pinterest já possui escritório em terras brasileiras. E vem firmando acordo com diversos influenciadores digitais para tornar a rede social ainda mais popular.

COMO TIRAR PROVEITO DO PINTEREST?
Se o seu público está na rede, é fundamental uma atuação sólida e frequente, mas vá além dos produtos, mostre inspirações e utilize todo universo de assunto que permeia a sua marca.
DICAS ÚTEIS PARA FAZER SUCESSO NO PINTEREST:
- Adicione o botão Pin It em suas imagens em seu site: saiba como fazer aqui.
- Diversifique o tema dos seus álbuns.
- Explore os Pins Avançados, os Rich Pins: eles possui 5 modalidades diferentes de aplicação e informações:
- Pin de Artigo: título, autor, descrição e link. Utilização: divulgação de artigos e informações.
- Pin de Produto: preço, disponibilidade e informações de compra. Utilização: Para Ecommerce.
- Pin de Receita: ingredientes, tempo de preparo e como para servir. Utilização: Canais e Sites de Culinária
- Pin de Filme: classificações, elenco e críticas. Utilização: Produtores, Canais de TV, Cinema e Portais.
- Pin de Lugares: informações do local e telefone.
- Priorize a qualidade da imagem: os usuários do Pinterest possui uma visão estética diferente.
- Adicionar palavras-chave na descrição dos pins, nome do arquivo e título da imagem e álbum.
- Incorporar hashtags (#).
- Preencha todas as informações sobre a sua empresa. Quanto mais completo e diferente, melhor.
- De olho nas estáticas: para isso basta verificar seu site no Pinterest. Saiba mais aqui.
- Convide seus usuários para participar.