Precisamos falar sobre Personas, e urgente!

Uma das principais teorias da Comunicação afirmava que para a informação ser transmitida deve-se, obrigatoriamente, haver um emissor (a marca) e um destinatário (cliente). Mais a frente, percebe-se que o conceito deveria considerar também o ruído – tudo aquilo que atrapalha a mensagem de ser recebida.

Com o avanço da tecnologia e a acessibilidade a ela, o destinatário não é mais passivo quanto a informação. Ele não só a recebe, como a interpreta e torna-se também um emissor.

O que quero dizer com essa explicação teórica?

Existem muitos fatores que vão atrapalhar a mensagem de ser recebida, e não importa o quanto incrível é aquela campanha, se ela não atender de verdade as necessidades do usuário, ela de nada vai servir.

Além disso, é essencial levar em conta outra teoria, a da Economia de Atenção, que diz que ao mesmo passo que a informação é ilimitada, a capacidade humana de absorver a mensagem não é.

É aqui que entra a importância da persona. A partir da construção de um modelo de cliente, é mais fácil compreender o que ele deseja da sua marca.

Começou a entender do que estamos falando?

A explicação é um pouco teórica, mas fundamental para perceber que sem compreender o cliente, muito longe não iremos.

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E como construir uma persona?

Por aí (internet, livros, especialistas) você encontra várias técnicas, mas a minha dica é: comece pelo básico e depois adicione detalhes e particularidades. Por exemplo:

Básico:

  • Idade:
  • Gênero:
  • Localização:
  • Casado/Solteiro/Divorciado:
  • Área de Atuação (trabalho):
  • Formação:
  • Principais hábitos:
  • Não dispensa:
  • Se irrita com:
  • Como meu produto/serviço ajuda a persona?

Como base, procure dados de navegação, informação adicionais sobre preferências.

  • Quais sites acessa:
  • Qual rede social prefere:
  • Um sonho:
  • Algo que o faz feliz:
  • Algo que odeia fazer:
  • Estilo:
  • Lugares que frequenta:
  • Tipo de música que gosta:

Claro, essa são algumas das possíveis perguntas a ser fazer na construção da persona. Mais detalhes geram um maior entendimento sobre quem estamos falando.

E agora vem o passo mais importante:

Não deixar a persona na gaveta! Esse arquivo deve ser visualizado sempre que possível para alinhamento, adição de características, atualizações.

E onde podemos aplicar a persona?

EM TU-DO!

Desde o planejamento, na produção de conteúdo, na criação de anúncios, na elaboração de relatórios, no desenvolvimento de novos produtos, no que você imaginar.

O marketing digital só funciona de verdade quando ele aproxima, e isso vale pra marcas/empresas de seus clientes.

Ficou com alguma dúvida? É só comentar abaixo que responderemos 🙂

Até o próximo artigo!