As vantagens da utilização do ChatBot vem sendo muito debatida. Mas, afinal: o que é ChatBot? Nesse artigo a MKT Drops vai te explicar o básico dessa estratégia que promete promover uma ótima interação com a sua base clientes.
Se você está em um nível mais avançado de ChatBot, confira esse artigo da MKT Drops: Chatbot é a nova tendência do digital? | Conheça os benefícios dessa inovação
Conheça também alguns cases de sucesso: 5 Cases sobre ChatBot Para se Inspirar
O QUE É CHATBOT?
Para entender o que é o ChatBot é fundamental conhecer um pouco sobre Inteligência Artificial, um tecnologia que surgiu com o objetivo de otimizar processos. Com ela, você pode automatizar ações e destinar o tempo útil para outras etapas.
É de carona na I.A que o ChatBot se desenvolveu. De forma programada, o ChatBot torna-se um canal de interação entre usuário e marca. Mas, para que todo esse processo funcione corretamente existem vários fatores, entre eles o conhecimento do público, deste modo, você consegue montar um questionário de conversa muito mais provável de ser aplicado.
Para você entender o papel da Inteligência Artificial nos bots é importante saber que existem dois mecanismos: o algoritmo próprio e o externo. Essa escolha vai depender da demanda: para um grande volume de interação a recomendação é usar algorítimo próprio, mas se esse não é o seu caso, ferramentas mais simples dão conta do recado.
Ainda não encontrou resposta para a pergunta inicial? Calma, já chegamos lá. De forma bem simples, ChatBot é um programa onde você ordena ações que simulam uma conversa humana. Isso pode até lembrar o enredo de um filme sci-fi, mas sua aplicação é muito real.
Compreendendo que o ChatBot é uma simulação, você consegue gerar interação automaticamente por meio de visitas no site ou redes sociais.
Agora imagine o potencial disso aplicado à marcas, incrível, não é mesmo?!
COMO CRIAR UM CHATBOT?
Tudo começa com a observação de uma necessidade. Por exemplo, se você precisa de divulgação, o ChatBot pode ajudar. Como? Simples, após um cliente interagir em uma publicação na sua página de Facebook, você pode perguntar algo por mensagem, seja explicando uma novidade, promovendo uma vantagem exclusiva ou apresentando o site.
As perguntas e respostas do bot podem ser agrupadas em um fluxograma para uma melhor visualização. Assim, a cada pergunta é sempre criada uma variação de resposta.
DICA 1: Criadores de mapa mental ajudam em muito nessa etapa.
DICA 2: Utilização de menus são mais fáceis para criar um chatbot. Isso porque eles guiam a resposta do usuário.
ChatBot - Futuro do Digital
5 perguntas para se fazer antes de adotar o ChatBot como estratégia:
- Eu tenho objetivos claros para usar o bot?
- Possuo informações de comportamento de usuário?
- O quanto quero investir?
- Como eu vou interligar as outras mídias no ChatBot? (divulgação)
- Terei tempo para acompanhar e criar otimizações?
5 mitos sobre ChatBot:
- ChatBot é apenas tendência. Na verdade, sua ampla utilização torna a ferramenta como uma estratégia inovadora.
- ChatBot é sinônimo de conversa sem graça. Aí que mora o erro, tudo depende da concepção da interação. Seja criativo!
- Replicar o conteúdo já existente para a conversa. Não funciona, cada mídia tem suas características e não basta adaptar.
- ChatBot não gera resultado. Grandes marcas apostaram na ideia e estão faturando muito com isso. Um exemplo bem próximo é o Banco do Brasil que criou um Chatbot que realiza 70% dos atendimentos. Fonte: tiinside. E mais: 96% das empresas acreditam que os chatbots vieram para ficar, segundo a Mindbrowser.
- ChatBot não exige acompanhamento. Ao observar a conversa do bot, você verá várias oportunidades de negócios, erros a serem corrigidos e métricas de interação mais reais. Além disso, acompanhando você terá maiores chances de tornar o ChatBot mais útil ao usuário.
“Trocar mensagens são umas das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais.”
— Mark Zuckerberg, The Verge
Agora que você já conhece o básico sobre ChatBot, confira aqui as aplicações da ferramenta.
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