A previsão de tendências sempre foi um dos principais tópicos dentro do Marketing Digital. E recentemente, Mary Meeker divulgou um estudo completo e denso sobre o futuro da internet, apontando todos os assuntos que devemos acompanhar de perto.
Confira o estudo completo aqui.
Mary Meeker é uma das principais figuras do Vale do Silício, presente em negociações importantes do cenário digital, além de ser sócia da Kleiner Perkins Caufield & Buyers.
PRINCIPAIS TÓPICOS:
O estudo de Mary Meeker é extenso, com várias páginas explicando de modo geral os rumos do digital, mas alguns tópicos receberam mais atenção.
Conheça quais são eles:
– Números cada vez maiores no digital! Para ilustrar o cenário, ela traz alguns dados atuais sobre o digital. De acordo com ela, são mais 3,5 bilhões de pessoas conectadas. No entanto, ao contrário que vimos por anos, esse número começa a se estabilizar. Esse número tem uma razão, já estamos chegando no máximo da conectividade.
– O mesmo efeito ocorreu com o mercado de smartphones. A demanda como um todo já foi suprida. Por isso, o crescimento global dos smartphones está a diminuindo. Isso demonstra que o mercado mobile já está aquecido e o quanto é importante é pensar em estratégias e conteúdos otimizados para celulares.
– Em 10 anos, a Netflix passou a ter mais porcentagem na receita de entretenimento doméstico no Estados Unidos, mais de 30%. O resultado disso? Uma diminuição considerável da audiência televisiva.
– Internet móvel em destaque. A medida que a tecnologia evolui no sentido de baratear os custos, a internet móvel se torna mais acessível e atraí mais usuários.
– No mercado americano, os wearables estão ganhando adoção com cerca de 25% da população.
ESTRATÉGIAS, DICAS E IDEIAS PARA FICAR DE OLHO: O QUE ACOMPANHAR NO MARKETING DE CONTEÚDO.
MÍDIAS:
- Os maiores players de mídia: Google e Facebook.
- Destaque para o crescimento do investimento no Pinterest.
- Snapchat, ainda em meio a baixa de usuários, apresenta altas taxas de engajamento.
ESTRATÉGIAS:
- Utilização de busca por voz.
- Imagens falam mais que mil palavras. Conteúdo visual em destaque.
- Mídias sociais apontada como um suporte ao consumidor.
- Influência das experiências: 82% das pessoas ouvidas pelo estudo deixaram de comprar produtos de marcas detonadas nas redes. Escute a reclamação do seu cliente e busque resolve-la.
- Tendência O2O em crescimento: compra online intermediada pela loja física. Uma maneira de agilizar a entrega do produto.
- Produtos por assinatura se firmam no mercado mundial.
- Abre alas para o streaming. O Spotify é a maior plataforma do setor e só tende a crescer.
UM RESUMO:
O mercado digital cresceu, evoluiu e hoje apresenta características de amadurecimento. Diversos aspectos mostram que as estratégias devem ser guiadas pelo comportamento do usuário, o qual muda todos os dias com as inovações.