Monitoramento: uma prática para se investir no Marketing Digital

Quando falamos em Marketing Digital logo pensamos na execução da estratégia, nos resultados ou no planejamento. Mas muitas vezes, o sucesso está escondido no monitoramento – uma tática indispensável para compreender em tempo real o que acontece na sua marca no online.

Com o monitoramento é possível construir com mais certeza e clareza estratégias sólidas e assertivas. Ao longo prazo, a utilização dessa tática oferece inúmeros benefícios.

MONITORAMENTO – APLICAÇÃO EM QUALQUER SEGMENTO:

O monitoramento está sempre muito ligado ao relacionamento satisfatório com o cliente. Quanto mais rápida a resposta, melhor. Não atoa várias empresas estão apostando em SAC online mais eficientes.

Nas redes sociais monitorar tem o mesmo peso do bom desempenho no final da campanha. O monitoramento permite uma melhor abordagem e mudanças necessárias para entregar um conteúdo mais dinâmico e real. É preciso entender que no digital TUDO está em constante mudança e se manter alheio as tendências pode ser um erro fatal.

Métricas em sites e blogs, visualização de taxas no adwords e a abertura nos email marketing também são melhores com o monitoramento. Isso porque, quanto mais próximo desses números, mais fácies são eles para se entender e principalmente, manipular.

Flat1

O MONITORAMENTO DE TENDÊNCIAS:

Online, a tendência permeia vários ambientes. No Twitter elas são vistas em forma de Trend Topics ou retweets, já no Instagram isso pode ser notado a partir da aderência à alguma # específica. Não importa a rede, aproveitar esse momento de ápice é a chance de destacar o conteúdo de uma marca ou empresa.

Mas aqui vale uma observação. Participar da tendência não é algo obrigatório e quando utilizada, deve-se considerar principalmente o valor da marca e se oportunidade está alinhada aos valores.

MONITORAMENTO – MELHORES FERRAMENTAS

Munir-se de ferramentas é o jeito mais prático de acompanhar o monitoramento. Confira a lista das melhores para não perder nada:

  • Google Analytics: básico, porém extremamente necessário para todo o site.
  • Social Mention: o nome já entrega a sua função. Fique de olho nas menções com relação direta ao conteúdo da sua marca.
  • Buzzsumo: ele organiza como pouco o que há de mais relevante sobre o tema escolhido.
  • Google Trends: o maior buscador conta com um verdadeiro acervo de informações. Conheça o que é buscado e utilize ao seu favor.
  • Quintly: acompanhamento focado no Facebook.
  • Iconosquare: saiba tudo sobre o Instagram em tempo real.
  • Cyfe: oferece um dashbord completo para acompanhar o monitoramento digital.