MOBILE FIRST: O que é e por que é importante?

Para início de conversa, o que é “mobile first“? Trata-se de um conceito que considera os dispositivos móveis como ponto central da estratégia digital.

O resultado disso? Toda arquitetura da informação está alinhada ao funcionamento e experiência dentro do Smartphone. Desta maneira, em um mundo perfeito, encontraríamos sites otimizados e pensados para o celular. No entanto, muitas marcas no digital não estão preparadas para isso e acabam perdendo oportunidades. Afinal, o usuário mobile estão sempre online.

O principal impacto de um desenvolvimento digital que considera por primeiro o mobile é estruturação de sites para uma melhor navegação.

Assim, seriam páginas construídas com otimizações: ao navegar pelo celular – o site não demora a carregar, não consume uma quantidade excessiva de dados, suas imagens são redimensionadas para um equilíbrio entre qualidade e tamanho do arquivo, e muito outros detalhes.

Novas oportunidades com o Mobile First

mobile-first-marketing-digital-mkt-drops-1

AS VANTAGENS DO MOBILE FIRST:

  1. A ampla utilização dos celulares oferecem inúmeras oportunidades para as empresas que consideram o mobile como prioridade.
  2. Utilização do GPS: com ele, você torna aquele anúncio muito mais eficaz se utilizar a geolocalização. Afinal, o impacto é maior quando alinhamos a ideia de necessidade com o local. Imagine uma pessoa durante o horário do almoço pensando no que vai comer. Ela está mais suscetível a interagir com o anúncio de um restaurante próximo a ela.
  3. Experiência do usuário: são várias as ferramentas que dão suporte a empresa a inovar pelo celular. Um exemplo são as fotos em 360º que causam uma interação positiva no usuário mobile.
  4. Usabilidade ao seu favor: toda a estratégia leva a uma ação simples: um clique, uma interação ou qualquer outra ação. Não tem erro, é simples e prático.
  5. Telas menores, design mais inteligente e intuitivo.
  6. Prioridade da informação de qualidade.
  7. Maior visibilidade nos mecanismos de busca.
  8. Melhor experiência ao usuário.

Uma pesquisa  francesa, feita pela empresa Zenith, prevê que 75% do uso de internet em 2017 será através de dispositivos móveis. Confira o estudo.

Aposte no Mobile First

mobile-first-marketing-digital-mkt-drops-3

CUIDADOS ESSENCIAIS DO MOBILE FIRST:

Alguns aspectos são essenciais na utilização do mobile, por isso é fundamental a otimização de detalhes técnicos. Confira os cuidados essenciais:

  • Acessibilidade e Usabilidade
  • Arquitetura de Informação
  • Tamanho da tela reduzido
  • Conexão móvel mais limitada
  • Comportamento dos usuários
  • Telas ‘touch’
  • Priorização de conteúdos
  • Cuidados com as cores e o contraste

O FUTURO – O MOBILE FIRST É SOMENTE O INÍCIO:

O mobile first é a primeira parte de um conteúdo digital inovador. Tendências apontam ele como o “preparador” do cenário para a inteligência artificial, um melhor desempenho da geolocalização, um novo uso da segunda tela e muito mais. Por isso, invista agora no mobile e sai na frente.

Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar e comentar.