Para início de conversa, o que é “mobile first“? Trata-se de um conceito que considera os dispositivos móveis como ponto central da estratégia digital.
O resultado disso? Toda arquitetura da informação está alinhada ao funcionamento e experiência dentro do Smartphone. Desta maneira, em um mundo perfeito, encontraríamos sites otimizados e pensados para o celular. No entanto, muitas marcas no digital não estão preparadas para isso e acabam perdendo oportunidades. Afinal, o usuário mobile estão sempre online.
O principal impacto de um desenvolvimento digital que considera por primeiro o mobile é estruturação de sites para uma melhor navegação.
Assim, seriam páginas construídas com otimizações: ao navegar pelo celular – o site não demora a carregar, não consume uma quantidade excessiva de dados, suas imagens são redimensionadas para um equilíbrio entre qualidade e tamanho do arquivo, e muito outros detalhes.
Novas oportunidades com o Mobile First
AS VANTAGENS DO MOBILE FIRST:
- A ampla utilização dos celulares oferecem inúmeras oportunidades para as empresas que consideram o mobile como prioridade.
- Utilização do GPS: com ele, você torna aquele anúncio muito mais eficaz se utilizar a geolocalização. Afinal, o impacto é maior quando alinhamos a ideia de necessidade com o local. Imagine uma pessoa durante o horário do almoço pensando no que vai comer. Ela está mais suscetível a interagir com o anúncio de um restaurante próximo a ela.
- Experiência do usuário: são várias as ferramentas que dão suporte a empresa a inovar pelo celular. Um exemplo são as fotos em 360º que causam uma interação positiva no usuário mobile.
- Usabilidade ao seu favor: toda a estratégia leva a uma ação simples: um clique, uma interação ou qualquer outra ação. Não tem erro, é simples e prático.
- Telas menores, design mais inteligente e intuitivo.
- Prioridade da informação de qualidade.
- Maior visibilidade nos mecanismos de busca.
- Melhor experiência ao usuário.
Uma pesquisa francesa, feita pela empresa Zenith, prevê que 75% do uso de internet em 2017 será através de dispositivos móveis. Confira o estudo.
Aposte no Mobile First
CUIDADOS ESSENCIAIS DO MOBILE FIRST:
Alguns aspectos são essenciais na utilização do mobile, por isso é fundamental a otimização de detalhes técnicos. Confira os cuidados essenciais:
- Acessibilidade e Usabilidade
- Arquitetura de Informação
- Tamanho da tela reduzido
- Conexão móvel mais limitada
- Comportamento dos usuários
- Telas ‘touch’
- Priorização de conteúdos
- Cuidados com as cores e o contraste
O FUTURO – O MOBILE FIRST É SOMENTE O INÍCIO:
O mobile first é a primeira parte de um conteúdo digital inovador. Tendências apontam ele como o “preparador” do cenário para a inteligência artificial, um melhor desempenho da geolocalização, um novo uso da segunda tela e muito mais. Por isso, invista agora no mobile e sai na frente.
Gostou do artigo? Não deixe de compartilhar e comentar.