ENTENDENDO O CONCEITO DE MICRO-MOMENTOS:
Apontado como principal conceito de 2017 pelo Google, micro-momentos é um termo que você deve conhecer se trabalha com o digital.
No ano passado, vimos uma explosão nos números de usuários, aplicativos, redes sociais e muito mais. Com a consolidação desse fenômeno vem o aprofundamento de como esse ambiente funcionará na prática.
O Google define a importância dos micro-momentos da seguinte forma:
O mobile fragmentou a jornada do consumidor e mudou para sempre a forma como o público se relaciona com as marcas. Descubra como estar presente nos momentos certos para influenciar as decisões de compra e preferências de sua audiência.
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Agora una essa afirmação do Google com essa estimativa: 94% das pessoas com smartphones buscam por informações enquanto estão desempenhando algum tipo de tarefa. E mais: 80% dos brasileiros usam os dispositivos para pesquisar mais informações sobre determinado produto ou serviço de interesse.
Fonte: Google
O hábito do consumidor se transformou completamente, e em questão de poucos anos. A ampliação do uso do smartphone mudou o jogo para as marcas. Agora, elas não ditam a próxima jogada, e sim o usuário ao buscar a informação certa para encontrar o seu micro-momento.
Começou a entender a importância desse conceito?
Essa relação tão próxima do celular com o usuário removeu por completo a ideia de momentos de conexão – estamos sempre online, não existe mais offline. O tempo de navegação no smartphone vem ano após ano chegando perto do consumo por desktop, e até mesmo ultrapassando.
E qual a conexão do celular com os micro-momentos?
Se você tem a internet atuando ativamente na sua vida, por consequência, ela se torna uma parte da rotina, e até mesmo dita ações para o mundo offline. Assim, o momento de compra virou todos os momentos: a qualquer hora pode ser realizada uma pesquisa. A todo o momento checamos as mensagens, confiramos as redes sociais e somos impactados por anúncios.
Por exemplo, os usuários de smartphone no Brasil, olham, em média, mais de 86 vezes por dia para os seus telefones.
Ou seja, a atenção do usuário se tornou dispersa, e a informação pode passar batido. E aqui encontramos o desafio atual do digital: captar o interesse do consumidor. Para isso, surgiram muitas técnicas que foge da comunicação convencional. A mensagem precisa fazer sentido, encaixar no estilo de vida e, ao mesmo tempo, encantar quem a lê. Assim, surgem os pequenos momentos de engajamento digital – é nesse curto espaço de tempo que a marca deve entrar.
RESUMIDO: O QUE SÃO MICRO-MOMENTOS?
Quando a necessidade abraça a conveniência, é desta maneira que acontecem os micro-momentos. E para saciar essa necessidade, qual é o dispositivo mais usado para isso? O smartphone, é claro!
Os micro-momentos são divididos de quatro maneiras: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”.

MICRO-MOMENTOS: COMO UTILIZAR CADA TIPO?
MOMENTO EU QUERO SABER: Aqui, o cenário é ainda mais favorável, usuário está em busca de saber mais. Normalmente, esse momento está atrelado a uma vontade pontual de aprender sobre algo. Tratam-se de pequenos instantes de atenção para tomar a decisão de compra: são segundos e minutos.
65% do usuários usam o smartphone para aprender mais sobre a informação vista na TV.
MOMENTO EU QUERO IR: A geolocalização atua como aliada nesse momento. Quanto melhor e mais refinada é a informação para o usuário que está no local de compra, maiores são as chances de consumo. Esse conceito é fundamental na construção de anúncios mais engajadores e que funcionam de verdade. E novamente, o smartphone ganha ainda mais importância, sendo ele, o dispositivo de busca principal nesse momento.
Um em cada três consumidores prefere consultar seu celular dentro da loja a pedir informações a um atendente.
MOMENTO EU QUERO FAZER: O grande desafio desse momento é satisfazer a expectativa do consumidor que é mais alta que o normal. A partir de busca prévia das informações pelo internet nos celulares, já temos todo o repertório sobre o produto.
69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia sua percepção sobre uma marca.
MOMENTO EU QUERO COMPRAR: Nesse cenário, a conexão da marca com o cliente é fundamental para compreender e identificar esse momento. Entender qual informação é importante para finalizar a compra é essencial e até mesmo, vital!
79% dos consumidores brasileiros afirmam tomar decisões de compra mais rápidas que há alguns anos por conta dos dispositivos móveis.

4 PALAVRAS PARA NÃO ESQUECER:
Imediatismo: com a imersão total no digital, a flexibilidade da informação e fluidez do mobile, qualquer hora pode ser um momento de comprar. Compreender o comportamento do consumidores é fundamental.
Atenção: Quanto mais informação, aplicativos, tendências, redes sociais e mensagens a atenção do usuário é reduzida. Captar a atenção pela emoção, assim como o Storytelling faz, é essencial para que o cliente absorva a mensagem.
Contexto: a informação da marca deve fazer sentido com o contexto do consumidor. De nada adiantar apresentar informações certas para o cliente errado.
Impulsividade: o momento é agora, não tem hora para acontecer. A quantidade excessiva de informação tornou o consumo digital ansioso, ou seja: a mensagem precisa ser a certa, para o cliente certo e na hora certa.
E você, já conhecia os micro-momentos? Compartilhe nos comentários a sua opinião. Até o próximo artigo!
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