MKT drops – digital direct https://mktdrops.com.br Thu, 20 Dec 2018 19:19:45 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.4.2 O Que Esperar de 2019 no Marketing Digital? | Principais Tendências https://mktdrops.com.br/tendencias-digital-2019/ https://mktdrops.com.br/tendencias-digital-2019/#respond Thu, 20 Dec 2018 19:19:45 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=9058 2018 está com seus dias contados, e logo ficamos de olho nas tendências que vão guiar o digital no próximo ano. As previsões são várias, mas alguns tópicos ganharam destaque nos últimos tempos e merecem uma atenção especial. O que podemos adiantar é que haverá profundas transformações. Confira as principais tendências para 2019 no Marketing […]

O post O Que Esperar de 2019 no Marketing Digital? | Principais Tendências apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
2018 está com seus dias contados, e logo ficamos de olho nas tendências que vão guiar o digital no próximo ano. As previsões são várias, mas alguns tópicos ganharam destaque nos últimos tempos e merecem uma atenção especial. O que podemos adiantar é que haverá profundas transformações.

Confira as principais tendências para 2019 no Marketing Digital: 

MARKETING BUSCA POR VOZ: O buscar já mudou de forma. Cada vez mais usamos os comandos de voz para buscar algo. Seja por praticidade ou comodidade, esse recurso está em alta. O efeito disso? Um conteúdo que seja mais pessoal e com o tom de uma conversa. A tradicional publicidade terá que se reinventar. Segundo a Thee Design, hoje, entre as 3,5 bilhões de buscas feitas no Google, um terço é realizada por voz. Especialistas apontam que houve um aumento de 30%  no número de pesquisas por voz. De acordo com a ComScore, até 2020, metade das buscas serão por voz.

É importante lembrar que a construção semântica da busca por voz é completamente diferente do texto, o que afeta diretamente a criação e a estratégia de SEO. Adequar expressões que fazem mais sentido no falar é fundamental.

CHATBOT: Entra ano, sai ano e os chatbots continuam na lista de tendências. Isso se deve as transformações que a ferramenta ganhou ao longo do tempo. De simples mensagens automáticas à uma estratégia popular. Pesquisas recentes apontam que o usuários preferem a comunicação com o chatbot para um atendimento inicial (fonte: Grand View Research).

E o que muda para 2019?  Será um período de aperfeiçoamento para uma comunicação sem ruídos e nada robótica. E principalmente, que seja eficiente e prática.

REDES SOCIAIS COM CONTEÚDO EFÊMERO: A trend que ganhou forma com o Snapchat está com força total. Criando o aspecto de urgência, a efemeridade gera nos usuários a sensação de impulso por consumir e a ideia de exclusividade.

ANÚNCIOS CURTOS: Segundo estudos, 89% da audiência se mantém engajada em anúncios de até 10 segundos. E mais: quando aumenta a duração do anúncio, o interesse caiu simultaneamente. Fique de olho no Snack Ads para atrair mais públicos. Outro efeito do anúncio curto é a eliminação da ideia de que a publicidade está atrapalhando o usuário.

MOBILE MARKETING: Com rapidez, o acesso via mobile ultrapassou os computadores. E os números comprovam a teoria de que temos uma estreia relação com o smartphone. Modificando até mesmo a nossa rotina. Afinal, quem nunca esqueceu o celular em casa e se sentiu totalmente perdido ao longo do dia?!

  • De acordo com a comscore, 80% do tempo gasto nas mídias sociais vem dos dispositivos móveis.
    Dados do NetMarketShare mostram que o Google impulsiona 96% das buscas móveis.

E pra você, qual é a tendência para 2019? Compartilhe com a gente!

Em 2019, a MKT Drops trará ainda mais conteúdos especiais, fique de olho!

O post O Que Esperar de 2019 no Marketing Digital? | Principais Tendências apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/tendencias-digital-2019/feed/ 0
Resumo Completo sobre o Instagram 2018 https://mktdrops.com.br/resumo-instagram-2018/ https://mktdrops.com.br/resumo-instagram-2018/#respond Tue, 30 Oct 2018 12:36:41 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=9038 Podemos dizer que 2018 foi o ano do Instagram. Em crescimento e evolução, a rede social se tornou mais popular do que nunca. Com mais de um bilhão de usuários ativos, novas funcionalidades e uma mudança completa no sistema de exibição no feed, o Instagram mostra o tamanho do seu impacto. Uma ação que demonstrou a […]

O post Resumo Completo sobre o Instagram 2018 apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
Podemos dizer que 2018 foi o ano do Instagram. Em crescimento e evolução, a rede social se tornou mais popular do que nunca. Com mais de um bilhão de usuários ativos, novas funcionalidades e uma mudança completa no sistema de exibição no feed, o Instagram mostra o tamanho do seu impacto.

Uma ação que demonstrou a alta performance da plataforma foi o seu melhor gerenciamento, principalmente para marcas com a adição do ecommerce interno. Ou seja, as empresas simplesmente não podem ignorar o Instagram em 2019. A probabilidade de compra aumenta na rede, isso se deve ao grande potencial de conexão com os clientes.

AS MUDANÇAS DO INSTAGRAM EM 2018:

Visando o crescimento, o Instagram implantou diversas mudanças, selecionamos as principais para você conferir:

IGTV: A ativação do IGVT foi uma forma clara de se posicionar em relação ao Youtube. Com funcionalidade própria mesmo estando dentro do Instagram, ele possibilita a visualização de vídeos mais longos. Vale lembrar que o conteúdo aqui deve ser original e criado especialmente pra rede. O IGTV pode ser usado para construir sua marca, conectar-se e aumentar o seu público-alvo.

ANÚNCIOS NOS STORIES: Não demorou para que os anúncios ganhassem presença no Stories. Afinal, essa é a principal maneira da monetizar a presença de 400 milhões de usuários diários no Instagram Stories. Empresas e marcas agora podem inserir promoções em tela cheia entre os stories de quem você acompanha. Dica: ser nativo é fundamental, velha propaganda de sempre não funciona, ok?!TAG DE COMPRAS: O primeiro passo para o ecommerce foram as tag’s. Desta maneira, é possível sinalizar a venda de um produto com a exibição de valores. Ao clicar na tag, o usuário é direcionado a página de destino escolhida pela marca para a compra. Ah, essa funcionalidade já foi adicionada ao Stories também.

FERRAMENTAS DE INTERAÇÃO: No Stories, você conseguem interagir de forma ampliada com o seguidores, fazendo perguntas, enquetes e a utilização de emojis especiais. Essa forma de conexão pode ser facilmente adotada pelas marcas para uma maneira rápida e fácil de aumentar o engajamento, reunir feedback e até mesmo auxiliar no atendimento ao cliente.

PERFIL VERIFICADO ALÉM DOS FAMOSOS: Usuários com grande aderência na rede também podem solicitar o tick da verificação ao lado do user. Oferecendo desta maneira mais credibilidade e confiança aos usuários.

MENÇÃO NOS STORIES @: Já deu pra perceber que o Stories causou uma mudança drástica de como consumimos o conteúdo digital, não é mesmo? Em junho, os usuários receberam uma opção “ Adicionar este à sua história ” ao mesmo tempo em que o Instagram notificou sobre uma menção.

ADIÇÃO DE HASHTAGS AO PERFIL: Em março, o Instagram forneceu a opção de adicionar hashtags e menções funcionais e clicáveis à sua biografia . Instagram explicou que isso dá aos usuários a chance de expressar o que gostam, mas também abre novas oportunidades para as empresas.

LIVES EM GRUPO: Recentemente, Instagram expande a opção de vídeo em grupo para seis participantes de cada vez. É um desenvolvimento interessante, pois reflete a popularidade da opção.

TAG DE NOME NO INSTAGRAM: Código pode ser escaneado com a câmera e permite que pessoas o sigam rapidamente. A novidade permite usar a câmera do Stories para seguir outras pessoas — semelhante ao Snapcode, do rival Snapchat.

NÚMEROS QUE COMPROVAM O CRESCIMENTO DO INSTAGRAM:

  • 1 bilhão de pessoas usam o Instagram;
  • 500 milhões de usuários usam todos os dias o Instagram;
  • 80% dos usuários estão fora dos EUA;
  • 72% dos adolescentes usam o Instagram todos os dias;
  • 95% dos usuários de Instagram nos EUA usam o Youtube;
  • 34% dos usuários do Instagram são millennials;
  • 22% de todos os usuários do Instagram efetuam login pelo menos uma vez por dia;
  • 38% dos usuários verificam o Instagram várias vezes ao dia;
  • 25% dos proprietários de smartphones usam o Instagram;
  • 95 milhões de mensagens por dia na rede;
  • 400 milhões de histórias por dia;
  • 72% dos usuários compraram um produto que viram no Instagram;
  • 80% dos usuários seguem pelo menos uma marca;
  • 60% dos usuários descobrem produtos no Instagram;
  • 90% das 100 principais marcas estão no Instagram;

EM RESUMO:

No Instagram é impossível se manter distante das atualizações, é fundamental acompanhar de perto as novas funcionalidades e testá-las juntos ao seu público. Nessa rede social, o teste de funções gera dados e informações valiosas sobre como ampliar o canal de relacionamento e de venda com o cliente.

Fontes: Social Media Today, TechTudo e Blog Hootsuite.

O post Resumo Completo sobre o Instagram 2018 apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/resumo-instagram-2018/feed/ 0
5 notícias que vão te Convencer a Investir no Chatbot https://mktdrops.com.br/investir-chatbot-motivos/ https://mktdrops.com.br/investir-chatbot-motivos/#respond Wed, 15 Aug 2018 18:55:01 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=9030 No blog da MKT Drops, já comentamos anteriormente a revolução que o Chatbot está causando no Marketing Digital. Esse novo mecanismo que utiliza todo o poder da inteligência artificial transformou o modo de construir a comunicação online, trazendo mais praticidade para consumidores e empresas. Entenda o que é o Chatbot nesse artigo : MKT DROPS EXPLICA […]

O post 5 notícias que vão te Convencer a Investir no Chatbot apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
No blog da MKT Drops, já comentamos anteriormente a revolução que o Chatbot está causando no Marketing Digital. Esse novo mecanismo que utiliza todo o poder da inteligência artificial transformou o modo de construir a comunicação online, trazendo mais praticidade para consumidores e empresas.

Entenda o que é o Chatbot nesse artigo : MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot?

Mas, resumidamente, o chatbot deixou de ser tendência para se tornar uma realidade necessária e fundamental. Além de automatizar processos, ele tangencia oportunidades no digital gerando infinitas formas de negócios e inovações.

Conheça cases de sucesso: Bot em Foco Cases para Inspirar sua Inovação

CONFIRA 5 NOTÍCIAS QUE VÃO TE CONVENCER A INVESTIR NO CHATBOT:

1- Mercado Eletrônico usa chatbots para melhorar a experiência dos usuários:

Sempre a frente, o mercado eletrônico utiliza o chatbot para otimizar a experiência dos usuários. A principal aplicação é no setor de atendimento. A tecnologia é capaz de resolver 74% das dúvidas e interações em até 2 minutos. Incrível, não é mesmo?! CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

2- Nova tecnologia utiliza chatbot para pagamento de boletos:

Atendimento completo! Empresas de cartões de créditos já possibilitam a retirada de boletos bancários via chatbot. Com funcionamento simples, o consumidor evita filas e ganha tempo. CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

3-AgriMart conecta produtores por meio de chatbot e whatsapp

Para aproximar produtos rurais e compradores, o chatbot serviu como ponte. Deste modo, com muita praticidade é possível fomentar o comércio local. CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

4- Anatel avalia adoção de chatbot para atendimento ao consumidor

Afim de auxiliar no atendimento online aos cidadãos, a Anatel estuda a possibilidade de inserir o assistir virtual. Deste modo, diversos problemas técnicos e dúvidas poderão ser solucionadas com maior facilidade. CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

5- Chatbots vão dominar seu smartphone. Entenda por quê

Na matéria produzida pela revista Exame, são elencados os principais motivos para que, muito em breve, os chatbots dominem os smartphones. Com a novidade, a previsão é  de uma diminuição considerável no número de aplicativos. CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA

Confira todas as novidades e dicas sobre o digital no blog da MKT Drops.

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo e logo respondemos 🙂

O post 5 notícias que vão te Convencer a Investir no Chatbot apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/investir-chatbot-motivos/feed/ 0
10 motivos para Investir no Instagram Stories https://mktdrops.com.br/instagram-stories-2/ https://mktdrops.com.br/instagram-stories-2/#respond Fri, 15 Jun 2018 14:09:54 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=9020 Entenda o porquê do sucesso do Instagram Stories e como usá-lo a favor da sua marca A novidade criada pelo Instagram veio como estratégia para concorrer com o Snapchat. Tudo começou com o “boom” no número de usuários do Snapchat. Em seguida, o crescimento de personalidades famosas usando a ferramenta. Em resposta a isso, o […]

O post 10 motivos para Investir no Instagram Stories apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
Entenda o porquê do sucesso do Instagram Stories e como usá-lo a favor da sua marca

A novidade criada pelo Instagram veio como estratégia para concorrer com o Snapchat. Tudo começou com o “boom” no número de usuários do Snapchat. Em seguida, o crescimento de personalidades famosas usando a ferramenta. Em resposta a isso, o Instagram tentou comprar o Snapchat, no entanto a proposta foi negada.

A partir disso, a história das duas empresas envolvidas no conteúdo instantâneo mudaria completamente. O Instagram agregou ao seu aplicativo a funcionalidade semelhante ao Snapchat, de envio de vídeos e fotos com duração de 24 horas. A consequência disso? A migração dos usuários para o Instagram Stories.

O Instagram Stories agora tem 300 milhões de usuários ativos diários. É quase o dobro do Snapchat, que está em apenas 173 milhões.

Com ascensão, o Instagram Stories disponibilizou inovações e até mesmo a possibilidade de anúncios, atraindo atenção de marcas e investidores.

Agora que você já conhece a trajetória do Instagram Stories, saiba porque investir tempo, conteúdo e estratégia nessa plataforma cheia de história.

10 motivos para Investir no Instagram Stories

  1. Conteúdo nativo e espontâneo.
  2. Comunicação mais informal e próxima do cliente;
  3. Atenção do usuário focada na sua mensagem;
  4. Abertura de comunicação com a marca a partir das mensagens no Instagram;
  5. Oportunidade para direcionar tráfego, isso graças a possibilidade de inserir links;
  6. Simplificação do conteúdo, mensagem direta e prática;
  7. Use o Stories como um laboratório de ideias, valide possibilidades por meio dele;
  8. Possibilidade de adicionar hashtags, localização e marcações;
  9. Humanização da sua marca;
  10. Conteúdo altamente personalizável;

O post 10 motivos para Investir no Instagram Stories apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/instagram-stories-2/feed/ 0
10 Estatísticas que você precisa conhecer sobre o Digital | GUIA 2018 MKT Drops https://mktdrops.com.br/digital-em-numeros/ https://mktdrops.com.br/digital-em-numeros/#respond Tue, 29 May 2018 14:06:41 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=9002 O digital está constantemente se transformando. As plataformas todos os dias mudam para oferecer uma melhor experiência aos seus usuários. Serviços online testam minuto a minuto maneiras de otimizar a navegação. E todos os aplicativos que você carrega no celular analisam estratégias para atrair visitas. Essa é a magia do digital; a constante transformação. E […]

O post 10 Estatísticas que você precisa conhecer sobre o Digital | GUIA 2018 MKT Drops apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
O digital está constantemente se transformando. As plataformas todos os dias mudam para oferecer uma melhor experiência aos seus usuários. Serviços online testam minuto a minuto maneiras de otimizar a navegação. E todos os aplicativos que você carrega no celular analisam estratégias para atrair visitas.

Essa é a magia do digital; a constante transformação. E claro, devemos estar sempre de olho em tendências, números e estatísticas que indicam os fatores mais importantes no online. Pensando nisso, selecionamos 10 informações que você precisa conhecer para estar atualizado no tema.

1- O Pinterest está crescendo mais rápido que o Twitter e o Snapchat e oferece oportunidades significativas

Crescimento em alta. O Pinterest agora está se aproximando de 250 milhões de usuários ativos mensais , acima dos 200 milhões reportados em setembro. E mais: 90% dos usuários usam o aplicativo para tomar decisões de compra, enquanto 78% dizem que o conteúdo das marcas na plataforma é útil.

Fonte: relatórios da Mary Meeker Internet Trends .

2- 58% dos entrevistados brasileiros disseram acreditar mais nas Mídias Sociais do que na Publicidade

De acordo com o levantamento anual da Edelman – Trust Barometer, a confiança nas mídias sociais é maior que na publicidade.

Fonte:  Edelman Trust Barometer 2017

3-  81% dos consumidores fazem uma pesquisa online antes de realizar uma compra

Segundo o relatório da Retailing Today, a compra só acontece após um longo processo de análise do conteúdo digital. O Marketing de Conteúdo é sim uma estratégia que você deve considerar para a sua empresa.

4- 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone;

Além de pensar em criar o conteúdo é fundamental entender o dispositivo que ele é acessado. Para isso, oferecer uma navegação positiva no mobile faz toda a diferença. Seja uma marca responsiva no digital!

Fonte: Global Web Index

5- Apenas 1 em cada 8 mensagens são respondidas pela maioria das marcas em até 72 horas nas redes sociais

A comunicação é a alma do negócio. Mais que atrair o cliente, você precisa estabelecer um contato direto com ele e construir um relacionamento que vá além de uma venda casual de produto/serviço. Responder com rapidez e usar uma linguagem próxima ao seu público são tópicos para considerar.

Fonte: Sprout Social

6- 56% dos clientes ficam mais dispostos a comprar com uma experiência personalizada

Conteúdos e experiências personalizadas são estratégias excelentes e eficientes para a realização de uma venda. A personalização pode ser simples com a inserção do nome do usuário no email. Mas também é possível ir além e elaborar uma landing page única.

Fonte: Usabilla

7-  Vídeos aumentam em até 54% do alcance da marca

A forma mais usada de conteúdo do momento, o vídeo oferece de maneira prática a informação. Além disso, a linguagem visual é muito mais fácil de ser assimilada.

Fonte: OptinMonster, 2018

8- Apenas 19% das empresas não utilizam vídeos em estratégias de marketing

Reforçando o poder do vídeo. Para marcas, esse formato de conteúdo estabelece uma comunicação mais eficaz.

Fonte: State of Video Marketing, 2017

9-  Estima-se que existam mais de 970 milhões de contas a publicar Stories diariamente, tanto no Instagram como no WhatsApp, Snapchat e Facebook Messenger

Desde o início de 2016, o aumento é de 842% – possivelmente devido ao surgimento de novas opções neste campo.

Fonte: Marketeer

10-  Facebook já realizou  a troca de 2 bilhões de mensagens entre usuário e chatbots

O insight serve como uma prova de que o conceito de I.A. está cada vez mais próximo do consumidor comum, alterando radicalmente a forma como os consumidores se relacionam e interagem com as marcas.

Fonte: Canaltech

O post 10 Estatísticas que você precisa conhecer sobre o Digital | GUIA 2018 MKT Drops apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/digital-em-numeros/feed/ 0
Ferramentas do Marketing Digital: Quais são as Melhores e os Benefícios https://mktdrops.com.br/ferramentas-do-marketing-digital/ https://mktdrops.com.br/ferramentas-do-marketing-digital/#respond Thu, 17 May 2018 16:21:02 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=8955 Conheça quais são as melhores e indispensáveis ferramentas do Marketing Digital  A busca pela ferramenta digital perfeita. Todos os dias, surgem novidades no digital para facilitar a criação de estratégias, o desenvolvimento de ideias e até mesmo estimular a produtividade. São tantas soluções disponíveis que é difícil filtrar as melhores para inserir na rotina, por […]

O post Ferramentas do Marketing Digital: Quais são as Melhores e os Benefícios apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
Conheça quais são as melhores e indispensáveis ferramentas do Marketing Digital 

A busca pela ferramenta digital perfeita. Todos os dias, surgem novidades no digital para facilitar a criação de estratégias, o desenvolvimento de ideias e até mesmo estimular a produtividade.

São tantas soluções disponíveis que é difícil filtrar as melhores para inserir na rotina, por isso, a MKT Drops selecionou as ferramentas que são essenciais no Marketing Digital.

Separamos as sugestões por blocos, assim você encontrará com mais facilidade a ferramenta que melhor se adapta a sua necessidade.

PRODUTIVIDADE: COMO PRODUZIR MAIS E MELHOR

Produzir com qualidade inclui muitos obstáculos, isso porque estamos expostos a diversos “ruídos” que acabam desviando a atenção do foco principal.

Para evitar distrações é fundamental estabelecer metas e dividir a atividade em etapas, para assim o seu cérebro processar melhor a informação. Dada a dica principal, vamos as ferramentas:

Trello: conhecido e querido por muitas empresas, ele é um gerenciador de processos. De forma visual e prática, você consegue criar “boards” e “cards” para organizar projetos e ideias. A interface é intuitiva e logo de cara você consegue adaptar as funções do Trello para o seu objetivo.

Funcionamento básico do Trello: boards (painéis) e cards (cartões).

Sua estrutura é blocada, servindo perfeitamente para moldar ideias, dividir tarefas para a equipe e desenhar todas as etapas de estruturação de um projeto. Em cada coluna, você pode inserir cartões com informações, listas e outros.

Para facilitar o trabalho em equipe: para marcar alguém no Trello e a pessoa receber a notificação, escreva o nome do usuário precedido do “@”.

VANTAGENS DO TRELLO: 

  • Fácil navegação;
  • Pode ser acessado dos navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari e Internet Explorer;
  • Não é necessário qualquer tipo de instalação;
  • Versão mobile e para computadores;
  • Gratuito;
  • Possibilita inserir usuários no mesmo board;
  • Interface intuitiva;
  • Em português;

SLACK: Criado em 2014, ele é um software de comunicação de equipes com suporte a canais e conversas privadas. A grande vantagem aqui é a setorização de assuntos. Você pode destinar uma aba para determinado tema, assim ninguém fica perdido na equipe. Outro detalhe muito importante é a facilidade na integração com serviços externos como Trello (que acabamos de listar), o Runrun It (que logo vamos falar sobre) e outros.

FUNCIONAMENTO BÁSICO: Você organiza as conversas do seu time por meio de canais, abertos ou fechados. E mais: possibilidade de criar um canal para acompanhar o desenvolvimento de um projeto, para discutir um tópico, para a comunicação de um time específico da sua empresa, entre outras coisas.

VANTAGENS DO SLACK: 

  • Centraliza a comunicação;
  • Integrações inteligentes;
  • Interface agradável e fácil navegação;
  • Versão para aplicativo (mobile e computador) e online (site);
  • Compartilhamento de arquivos;

QUEM USA O SLACK? Se você ainda não se convenceu que o Slack é uma ferramenta e tanto, conheça as empresas que fazem uso; Adobe, Spotify, The New York Time e outros.

Runrun It: promete aumentar a produtividade da equipe com o gerenciador simples e prático de atividades. É uma maneira de construir um sistema completo de gestão do trabalho sem complicação. Fundada em 2013, Runrun.it é uma empresa brasileira desenvolvedora de um “Software como serviço”.

VANTAGENS DO RUNRUN IT: 

  • Cadastro rápido e simples;
  • Interface intuitiva e organizada;
  • Suporte para português e inglês;
  • Versão gratuita (porém limitada);
  • Permite importar arquivos;

QUEM USA RUNRUNIT? Natura, Caixa, Docol, Unimed e outros.

REDES SOCIAIS: GERENCIAMENTO, MÉTRICAS E TENDÊNCIAS 

As redes sociais são indispensáveis para qualquer empresa, e estar atento as novidades do mercado faz toda a diferença. Por isso, gerenciadores; monitores de métricas e tendências; programadores de conteúdo e outros agilizam a rotina no digital.

HOOTSUITE:  uma plataforma segura de gerenciamento de mídias sociais desenvolvida para interagir, analisar e ouvir. Nele, você tem o acesso limitado no modo free e ilimitado a partir do pagamento de mensalidade. As redes sociais que permitem a programação por meio do Hootsuite são: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter.

Disponível em 16 línguas, com usuários em praticamente 200 países e mais de 10 milhões de usuários ao total.

VANTAGENS DO HOOTSUITE: 

  • App roda em Android e iOS;
  • Disponível para versão para a web;
  • O gerenciamento de contas é completo;
  • Versão gratuita (limitada)
  • O rápido processamento de mensagens;
  • Fácil utilização;
  • Gerenciamento multiplataforma;

ONLYPULT: Um gerenciador específico para o Instagram. Em suas últimas atualizações, a plataforma desenvolveu a possibilidade de programar também no Instagram Stories, facilitando ainda mais a vida do social media. Outra vantagem do Onlypult é a geração de gráficos e métricas para acompanhar a evolução do perfil, possibilitando até mesmo a sondagem de hashtags com maior volume.

VANTAGENS DO ONLYPULT: 

  • Sistema prático;
  • Aceita carregar vídeos;
  • Programação de publicações sem a necessidade de confirmação;
  • Programação também no Instagram Stories;
  • Métricas amplas e gráficas;

ICONOSQUARE: Antes de se tornar Iconesquare, o site recebia o nome de Staligram. Mesmo com a mudança visual, a interface e funções continuam as mesmas: analisar números de seguidores no Instagram para melhorar a performance e assim, de modo nativo, conquistar mais seguidores (sem truques, ok?!).  O Iconosquare tem 11 milhões de usuários e incluindo 260.000 mil marcas.

VANTAGENS DO ICONESQUARE: 

  • Exibição do número total de curtidas recebidas;
  • Descubra a a foto que os seguidores mais gostaram;
  • A média de likes e comentários recebidos por foto;
  • Visualização de métrica ilustrada por gráficos;

BUZZSUMO: Fundamental em qualquer mapeamento de estratégia e construção de conteúdo. A ferramenta auxilia na análise de quais conteúdos têm a melhor performance, em qualquer assunto ou concorrente.

VANTAGENS DO BUZZSUMO: 

  • Mapeamento de conteúdo em alta;
  • Ajuda na pesquisa de conteúdo;
  • Acompanhar quantas vezes um link foi compartilhado;
  • Possui versão gratuita (mas limita o número de buscas);

FERRAMENTAS NO DESENVOLVIMENTO DE ANÚNCIOS:

É possível dizer que criar anúncios é quase uma arte. Cada aspecto conta para o sucesso de uma campanha. Por isso, ter o suporte de algumas ferramentas torna esse processo de criação mais fácil. Há também soluções que ajudam no monitoramento e métricas.

De forma ampla, vamos apontar as melhores ferramentas e suas vantagens:

  1. Facebook Ads Manager: disponibilizado pelo próprio Facebook, ele ajuda na criação de anúncios e acompanhamento da estratégia.
  2. SEMrush: é um conjunto de  ferramentas de marketing online que fornece dados de natureza diversa sobre a concorrência.
  3. Qwaya: otimize sua campanha com anúncios de teste A/B;
  4. Google Adwords: fundamental para a elaboração de anúncios no buscador mais acessado do mundo;
  5. Planejador de palavras-chave do Google: encontre a palavra certa para sua campanha;

FERRAMENTAS INDISPENSÁVEIS NO MARKETING DIGITAL EM GERAL:

Pode ter certeza, para cada problema no digital existe uma ferramenta específica para ajudar. Essas soluções otimizam as ações no online, evitando processos demorados ou nada práticos.

G SUITE: Use as versões empresariais do Gmail, Documentos, Drive e Agenda.

Um pacote com tudo que você precisa para trabalhar melhor e de modo integrado no seu computador, smartphone ou tablet. Escolhido por milhões de empresas, desde pequenos negócios até empresas na lista Fortune 500.

O QUE ELE FAZ?

  • Conectar: Fale com seus colegas de trabalho em qualquer lugar;
  • Criar: Tudo que você precisa para colocar seu projeto em prática;
  • Controlar: Gerencie usuários, dispositivos e dados com segurança e facilidade;
  • Acessar: Armazene arquivos e encontre o que você precisa rapidamente;

O QUE É? Confira a definição dada pelo Google: 

O G Suite é um pacote de serviços baseados na nuvem que oferece à sua empresa ou escola uma maneira totalmente nova de trabalhar em conjunto on-line. E isso não apenas usando o e-mail e o bate-papo, mas também videoconferências, redes sociais, colaborações em documentos em tempo real e muito mais. Basta se inscrever em uma conta do G Suite fornecendo o nome de domínio que você quer usar com os serviços do Google. Depois que confirmarmos a propriedade do domínio, você e sua equipe poderão começar a usar o Gmail, o Google Agenda, o Google Drive e outros serviços principais do G Suite, além dos serviços adicionais, como Google+, Hangouts, Blogger, entre outros.

BUILDERALL: crie seu website, blog, funil de vendas com integração ao e-mail marketing.O QUE ELE FAZ?

  • Construa websites e blogs ilimitados;
  • Construa funis de vendas ilimitados;
  • Capture e gerencie contatos ilimitados (email Marketing);
  • Crie webinars e vídeos de venda;
  • Crie sites de membros ilimitados;
  • A única plataforma do mundo com construtores responsivos, pixel perfect e mobile first;
  • Otimização profissional para Google;

O QUE ELE É? Confira a definição dada pelo Builderall:

Um construtor de websites fácil de usar com todas as ferramentas de marketing digital que você precisa. Assim você cria websites incríveis e funis de venda que dão resultado de verdade!​​​​​​​

OPÇÕES DO BUILDERALL:

  • Criador de Sites HTML5;
  • Plataforma de E-mail Marketing​​​​​​​;
  • Criador de Sites/Blogs Responsivos​​​​​​​;
  • Criador de Vídeos Animados;
  • Criador de Vídeos Flutante;
  • Design Studio Mockups​​​​​​​;
  • Criador de Apresentações;
  • Relatórios de SEO On-Page​​​​​​​;
  • Integração com ​​​​​​​Facebook Apps;
  • Notificações no Navegador​​​​​​​;
  • Ferramentas de Captura de Leads​​​​​​​;
  • Mapa de Calor/Cliques​​​​​​​;

DICAS RÁPIDAS MKT DROPS: Ferramentas para dar uma olhada e inovar:

  1. Google Trends: acompanhe tendências;
  2. Feedly: feed personalizado de notícias e novidades;
  3. Evernote: a evolução do bloco de notas;
  4. Picktochart: criação de infográficos simplificada;
  5. Social Rank: engajamento no Twitter;
  6. AdGooroo: líder no fornecimento de inteligência em Marketing Digital no mundo;
  7. Social Mention: monitorar o que os usuários estão mencionando ou compartilhando sobre determinado assunto;
  8. Übersuggest: oferece sugestões relacionadas a determinada palavra-chave;
  9. SimilarWeb:  analisar dados de tráfego de qualquer site ou aplicativo;
  10. Google URL Shortener: encurtador de URL;

O post Ferramentas do Marketing Digital: Quais são as Melhores e os Benefícios apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/ferramentas-do-marketing-digital/feed/ 0
Bot em Foco: Cases para Inspirar sua Inovação https://mktdrops.com.br/bot-em-foco-cases/ https://mktdrops.com.br/bot-em-foco-cases/#respond Mon, 05 Feb 2018 13:28:56 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=8916 Continuando a série de artigos sobre ChatBot, selecionamos alguns cases para inspirar você a postar nessa estratégia. E se você ainda não está convencido sobre as vantagens do ChatBot, reunimos mais alguns benefícios, confira: > VEJA AQUI O ARTIGO: MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot? > VEJA AQUI O ARTIGO: Chatbot é a nova tendência do […]

O post Bot em Foco: Cases para Inspirar sua Inovação apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
Continuando a série de artigos sobre ChatBot, selecionamos alguns cases para inspirar você a postar nessa estratégia.

E se você ainda não está convencido sobre as vantagens do ChatBot, reunimos mais alguns benefícios, confira:

> VEJA AQUI O ARTIGO: MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot?

> VEJA AQUI O ARTIGO: Chatbot é a nova tendência do digital? | Conheça os benefícios dessa inovação

5 MOTIVOS PARA INVESTIR NO CHATBOT:

  1. Cada vez mais popular, chatbot deve explodir com WhatsApp corporativo. Saiba mais:
  2. 96% das empresas acreditam que os chatbots vieram para ficar, segundo a Mindbrowser. Saiba mais:
  3. “Em 2020, as pessoas não irão usar apps em seus smartphones. Na realidade, os apps continuarão existindo, mas não serão percebidos pelo público. As pessoas vão contar com os assistentes virtuais para tudo. A era pós-app está vindo”. Saiba mais:
  4. “O Bot traz a possibilidade de melhorar a experiência do cliente, de tornar o operador um profissional estratégico e reduzir custos para investir em melhorias no setor. A tecnologia é um fato que precisamos aproveitar para evoluir nossos negócios”. Saiba mais:
  5. A primeira questão importante a se considerar é que um chat automático traz 2 benefícios imediatos: reduz o abandono do visitante no site ou aplicativo, abordando e comunicando de forma mais interativa, evitando a dispersão; permite que a interação humana seja alocada para atendimentos com maior complexidade, uma vez que rotinas automatizadas podem fornecer um amplo leque de soluções básicas. Saiba mais:

BATALHAS DIGITAIS – DIFERENÇAS E VANTAGENS:

ChatBot VS Email Marketing:

O ChatBot sai na frente na corrida com o Email Marketing. Tudo começou em 2016, com a brusca redução na taxa de abertura, daí em diante as pesquisas só reforçaram essa ideia. Segundo o estudo “E-mail Marketing Metrics Benchmark Study”, a taxa média mundial de emails foi de 21,8%. Isso significa que quase 78% dos usuários não estão interessados ​​em abrir e-mails enviados enviados pelas empresas.

Em contrapartida, os números de engajamento sobre chatbot só aumentam. Com uma estimativa otimista para vendas e relacionamento, a tecnologia se mostra mais eficaz. Ou seja, a longo prazo, apostar no chatbot é uma tática para vencedores no digital.

> VEJA AQUI O ARTIGO: MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot?

> VEJA AQUI O ARTIGO: Chatbot é a nova tendência do digital? | Conheça os benefícios dessa inovação

ChatBot VS Aplicativos:

Especialistas apontam o ChatBot como o principal responsável pelo declínio da Era Pós-App. Com a explosão de aplicativos de marcas no mercado, a estratégia foi ganhando nova aparência e adaptações. Com isso, o número de aplicativos nos celulares foi reduzido.

De acordo com a artigo do site Proxxima:

“A queda de eficiência de apps próprios como plataforma de marca tem se acentuado porque em um mundo onde 65,5% dos proprietários de smartphones não baixaram um app sequer nos últimos 30 dias e mesmo os apps que conseguem ser baixados só retém 3,3% dos seus usuários depois de um mês, fica muito difícil um anunciante justificar a verba astronomica necessária para adquirir e manter usuários no seu app.” Saiba mais:

CASES DE SUCESSO – CHATBOT

Conheça 5 cases de sucesso na utilização dessa inovadora estratégia, o chatbot.

1- McDonald’s e Fanta Guaraná:

Um promoção entre a rede de fast food e a Coca-Coca Brasil utilizou a praticidade do chatbot. O foco da campanha era simples; divulgar a chegada da Fanta Guaraná no McDonalds, para isso foi divulgado via chatbot cupons para conferir a novidade.

Para ajudar na dúvida básica do que assistir na Netflix, o chatbot auxilia a encontrar a produção ideal. O And Chill é um chatbot no Facebook Messenger que te dá sugestões de filmes ou séries no catálogo da Netflix, baseado no que você procura. Para testar basta clicar aqui.
3-Uber e Messenger:

A ferramenta do Uber funciona dentro do Messenger e o cliente pode chamar o motorista com a mesma facilidade e segurança, como se estivesse utilizando o aplicativo específico da marca. O serviço está disponível apenas nos Estados Unidos.

4- Superplayer encontra sua música:

O site de músicas também faz uso de chatbots com maestria. O bot se chama Zak, assume a personalidade de um DJ e indica música para os usuários. A ferramenta também pode ser utilizada como um verdadeiro animador de festas e toca músicas sequenciais de acordo com o gosto do público em um evento físico.

Saiba mais:

5- Duolingo: ChatBot para treinar conversação em Inglês.

O recurso é ótimo, visto que muitas pessoas formadas, ou até mesmo aquelas que ainda estão estudando uma língua nova, acabam não tendo como exercitar a fala, principalmente nesses tempos de crise econômica onde está cada vez mais difícil viajar para o estrangeiro.

O post Bot em Foco: Cases para Inspirar sua Inovação apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/bot-em-foco-cases/feed/ 0
MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot? https://mktdrops.com.br/o-que-e-chatbot/ https://mktdrops.com.br/o-que-e-chatbot/#respond Wed, 24 Jan 2018 18:18:44 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=8907 O post MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot? apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>

As vantagens da utilização do ChatBot vem sendo muito debatida. Mas, afinal: o que é ChatBot? Nesse artigo a MKT Drops vai te explicar o básico dessa estratégia que promete promover uma ótima interação com a sua base clientes.

Se você está em um nível mais avançado de ChatBot, confira esse artigo da MKT DropsChatbot é a nova tendência do digital? | Conheça os benefícios dessa inovação

Conheça também alguns cases de sucesso: 5 Cases sobre ChatBot Para se Inspirar

O QUE É CHATBOT?

Para entender o que é o ChatBot é fundamental conhecer um pouco sobre Inteligência Artificial, um tecnologia que surgiu com o objetivo de otimizar processos. Com ela, você pode automatizar ações e destinar o tempo útil para outras etapas.

É de carona na I.A que o ChatBot se desenvolveu. De forma programada, o ChatBot torna-se um canal de interação entre usuário e marca. Mas, para que todo esse processo funcione corretamente existem vários fatores, entre eles o conhecimento do público, deste modo, você consegue montar um questionário de conversa muito mais provável de ser aplicado.

Para você entender o papel da Inteligência Artificial nos bots é importante saber que existem dois mecanismos: o algoritmo próprio e o externo. Essa escolha vai depender da demanda: para um grande volume de interação a recomendação é usar algorítimo próprio, mas se esse não é o seu caso, ferramentas mais simples dão conta do recado.

Ainda não encontrou resposta para a pergunta inicial? Calma, já chegamos lá. De forma bem simples, ChatBot é um programa onde você ordena ações que simulam uma conversa humana. Isso pode até lembrar o enredo de um filme sci-fi, mas sua aplicação é muito real.

Compreendendo que o ChatBot é uma simulação, você consegue gerar interação automaticamente por meio de visitas no site ou redes sociais.

Agora imagine o potencial disso aplicado à marcas, incrível, não é mesmo?!

COMO CRIAR UM CHATBOT?

Tudo começa com a observação de uma necessidade. Por exemplo, se você precisa de divulgação, o ChatBot pode ajudar. Como? Simples, após um cliente interagir em uma publicação na sua página de Facebook, você pode perguntar algo por mensagem, seja explicando uma novidade, promovendo uma vantagem exclusiva ou apresentando o site.

As perguntas e respostas do bot podem ser agrupadas em um fluxograma para uma melhor visualização. Assim, a cada pergunta é sempre criada uma variação de resposta.

DICA 1: Criadores de mapa mental ajudam em muito nessa etapa.

DICA 2: Utilização de menus são mais fáceis para criar um chatbot. Isso porque eles guiam a resposta do usuário.

ChatBot - Futuro do Digital

chatbot-o-que-e-mkt-drops-01

5 perguntas para se fazer antes de adotar o ChatBot como estratégia:

  1. Eu tenho objetivos claros para usar o bot?
  2. Possuo informações de comportamento de usuário?
  3. O quanto quero investir?
  4. Como eu vou interligar as outras mídias no ChatBot? (divulgação)
  5. Terei tempo para acompanhar e criar otimizações?

5 mitos sobre ChatBot:

  1. ChatBot é apenas tendência. Na verdade, sua ampla utilização torna a ferramenta como uma estratégia inovadora.
  2. ChatBot é sinônimo de conversa sem graça. Aí que mora o erro, tudo depende da concepção da interação. Seja criativo!
  3. Replicar o conteúdo já existente para a conversa. Não funciona, cada mídia tem suas características e não basta adaptar.
  4. ChatBot não gera resultado. Grandes marcas apostaram na ideia e estão faturando muito com isso. Um exemplo bem próximo é o Banco do Brasil que criou um Chatbot que realiza 70% dos atendimentos. Fonte: tiinside. E mais: 96% das empresas acreditam que os chatbots vieram para ficar, segundo a Mindbrowser.
  5. ChatBot não exige acompanhamento. Ao observar a conversa do bot, você verá várias oportunidades de negócios, erros a serem corrigidos e métricas de interação mais reais. Além disso, acompanhando você terá maiores chances de tornar o ChatBot mais útil ao usuário.

“Trocar mensagens são umas das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais.”
— Mark Zuckerberg, The Verge

Agora que você já conhece o básico sobre ChatBot, confira aqui as aplicações da ferramenta.

E se você gostou da estratégia e está em busca de inspiração, separamos 5 cases incríveis: conheça agora.

Ficou com alguma dúvida? Manda uma mensagem pra gente!

O post MKT DROPS EXPLICA | O que é ChatBot? apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/o-que-e-chatbot/feed/ 0
5 Tendências para Acompanhar de Perto em 2018 https://mktdrops.com.br/5-tendencias-para-acompanhar-de-perto-em-2018/ https://mktdrops.com.br/5-tendencias-para-acompanhar-de-perto-em-2018/#respond Wed, 20 Dec 2017 13:31:34 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=8894 O post 5 Tendências para Acompanhar de Perto em 2018 apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>

A poucos passos de 2018, já estamos de olho em quais serão as novidades para o futuro. Dentre as tendências apontadas como as mais promissoras para o próximo ano, destacamos 5 e explicamos todos os detalhes sobre cada uma. Confira abaixo:

Antes de começar a leitura do artigo, compartilhe com os seus amigos o blog da MKT Drops.

AS TENDÊNCIAS PARA FICAR DE OLHO:

  1. Crescimento dos chatbots;
  2. Busca por voz;
  3. Formato em vídeo;
  4. Geolocalização a serviço do marketing digital;
  5. Influenciadores digitais;

1- O CRESCIMENTO DOS CHATBOTS:

Aqui no blog já comentamos várias vezes sobre a frequente utilização dos chatbots. Mas para 2018, a previsão é de que essa tendência se popularize entre as marcas. Para sair na frente, você deve ter um profundo conhecimento sobre o público, afinal, a automação só funciona com uma estratégia bem elaborada.

Ainda não acredita na efetividade dos chatbots? Confira esse dados:

  • Um estudo desenvolvido pela consultoria Walker Information Inc projetou o perfil dos consumidores até 2020 ao redor do mundo. De acordo com as estimativas, 85% das interações entre consumidores será conduzida automaticamente, via chatbots.
  • De acordo com o estudo da Gartner, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus aplicativos móveis devido ao excesso de apps e o alto custo com manutenção e suporte, e até 2020, as pessoas conversarão mais com os chatbots do que com seus cônjuges.
  • 67% dos entrevistados de uma pesquisa afirmaram que o uso dos chatbots irão superar o uso de aplicativos móveis nos próximos 5 anos.

2- BUSCA POR VOZ:

Até o nosso modo de buscar a informação mudou. Atualmente, a procura feita por voz aumentou, isso se deve também a alta utilização dos dispositivos móveis. De forma mais prática, a busca por voz é muito bem-vinda em vários casos como, por exemplo, para consultas longas.

Multitarefas, estamos divididos em várias ações ao mesmo tempo, a busca por voz também facilita a vida sem precisar digitar.

Essa nova modalidade de busca é impulsionada pelo aprimoramento do assistente pessoal de inteligência artificial.

  • O uso de assistentes digitais acionados por voz para pesquisas, comunicações, compras e pequenas tarefas cotidianas tem crescido e deve atingir 4 bilhões de usuários em 2021.
  • De acordo com uma pesquisa da Forrester, o uso de pesquisas por voz e assistentes digitais está crescendo em todas as faixas demográficas, inclusive nas acima de 50 anos. Dentro de 2 anos, estimativas apontam que 50% de todas as pesquisas online terão origem em comandos de voz e que 30% da navegação na web será sem uma tela como interface.

Tendências para 2018 no digital

surfing-the-internet-concept_1325-252

3- FORMATO EM VÍDEO:

Não é novidade que o formato de vídeo está crescendo e ganhando muitos adeptos. A construção dessa tendência foi lenta, desde o aperfeiçoamento do Youtube para explosão de curadores de conteúdo.

A linguagem em vídeo torna-se muito mais fácil de ser assimilada, alcançando desta maneira os mais diversos públicos.

Conheça alguns dados que reforçam o poder do vídeo:

  • O cérebro humano processa mais rápido imagens do que textos. 90% dos dados que processamos são visuais.
  • Investimento massivo no Instagram e Facebook em conteúdos em vídeo.
  • Em agosto, o Facebook anunciou a chegada de sua própria plataforma de vídeos, o Facebook Watch. Inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos, o serviço visa bater de frente com a gigante que domina este segmento: o YouTube, da Google. Fonte: Canal Tech

4- GEOLOCALIZAÇÃO A SERVIÇO DO MARKETING DIGITAL:

A adoção da prática com base na geolocalização foi uma aposta em 2017, e deve ser amplificada no próximo ano. Esse recurso torna a comunicação muito mais assertiva. E nessa “dança” da localização, entram todos os tipos de canais; desde o site até os anúncios.

  • Até mesmo o Nubank, serviço de cartão de crédito, está utilizando a tendência. Para evitar fraudes, quando alguma compra for feita no seu cartão de um local distante de onde você se encontra, o Nubank poderá rejeitar a transação. Saiba mais
5- INFLUENCIADORES DIGITAIS: 

Somadas todas essas práticas, temos o influenciador digital que permeia cada uma delas. Seja pelo formato em vídeo ou por uma publicação encontrada pela pesquisa por voz, o papel do “influencer”, termo difundindo em 2017, ganha ainda mais importância.

Trazendo a experiência de consumo para perto do público, o influenciador tornou-se um megafone das marcas e uma estratégia de conteúdo digital.

  • A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra.

Qual a sua aposta para 2018? Conte pra gente nos comentários!

Até 2018!

O post 5 Tendências para Acompanhar de Perto em 2018 apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/5-tendencias-para-acompanhar-de-perto-em-2018/feed/ 0
Micro-Momentos, Tendências e o Marketing Digital https://mktdrops.com.br/micro-momentos/ https://mktdrops.com.br/micro-momentos/#respond Fri, 20 Oct 2017 13:37:12 +0000 https://mktdrops.com.br/?p=8881 O post Micro-Momentos, Tendências e o Marketing Digital apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>

ENTENDENDO O CONCEITO DE MICRO-MOMENTOS: 

Apontado como principal conceito de 2017 pelo Google, micro-momentos é um termo que você deve conhecer se trabalha com o digital.

No ano passado, vimos uma explosão nos números de usuários, aplicativos, redes sociais e muito mais. Com a consolidação desse fenômeno vem o aprofundamento de como esse ambiente funcionará na prática.

O Google define a importância dos micro-momentos da seguinte forma:

O mobile fragmentou a jornada do consumidor e mudou para sempre a forma como o público se relaciona com as marcas. Descubra como estar presente nos momentos certos para influenciar as decisões de compra e preferências de sua audiência.

Para ver o artigo completo clique aqui.

Agora una essa afirmação do Google com essa estimativa: 94% das pessoas com smartphones buscam por informações enquanto estão desempenhando algum tipo de tarefa. E mais: 80% dos brasileiros usam os dispositivos para pesquisar mais informações sobre determinado produto ou serviço de interesse.

Fonte: Google

O hábito do consumidor se transformou completamente, e em questão de poucos anos. A ampliação do uso do smartphone mudou o jogo para as marcas. Agora, elas não ditam a próxima jogada, e sim o usuário ao buscar a informação certa para encontrar o seu micro-momento.

Começou a entender a importância desse conceito?

Essa relação tão próxima do celular com o usuário removeu por completo a ideia de momentos de conexão – estamos sempre online, não existe mais offline. O tempo de navegação no smartphone vem ano após ano chegando perto do consumo por desktop, e até mesmo ultrapassando.

E qual a conexão do celular com os micro-momentos? 

Se você tem a internet atuando ativamente na sua vida, por consequência, ela se torna uma parte da rotina, e até mesmo dita ações para o mundo offline. Assim, o momento de compra virou todos os momentos: a qualquer hora pode ser realizada uma pesquisa. A todo o momento checamos as mensagens, confiramos as redes sociais e somos impactados por anúncios.

Por exemplo, os usuários de smartphone no Brasil, olham, em média, mais de 86 vezes por dia para os seus telefones.

Ou seja, a atenção do usuário se tornou dispersa, e a informação pode passar batido. E aqui encontramos o desafio atual do digital: captar o interesse do consumidor. Para isso, surgiram muitas técnicas que foge da comunicação convencional. A mensagem precisa fazer sentido, encaixar no estilo de vida e, ao mesmo tempo, encantar quem a lê. Assim, surgem os pequenos momentos de engajamento digital – é nesse curto espaço de tempo que a marca deve entrar.

RESUMIDO: O QUE SÃO MICRO-MOMENTOS? 

Quando a necessidade abraça a conveniência, é desta maneira que acontecem os micro-momentos. E para saciar essa necessidade, qual é o dispositivo mais usado para isso? O smartphone, é claro!

Os micro-momentos são divididos de quatro maneiras: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”.

Micro-Momentos – Conheça os 4 tipos:

MICRO-MOMENTOS: COMO UTILIZAR CADA TIPO? 

MOMENTO EU QUERO SABER: Aqui, o cenário é ainda mais favorável, usuário está em busca de saber mais. Normalmente, esse momento está atrelado a uma vontade pontual de aprender sobre algo. Tratam-se de pequenos instantes de atenção para tomar a decisão de compra: são segundos e minutos.

65% do usuários usam o smartphone para aprender mais sobre a informação vista na TV.

MOMENTO EU QUERO IR: A geolocalização atua como aliada nesse momento. Quanto melhor e mais refinada é a informação para o usuário que está no local de compra, maiores são as chances de consumo. Esse conceito é fundamental na construção de anúncios mais engajadores e que funcionam de verdade. E novamente, o smartphone ganha ainda mais importância, sendo ele, o dispositivo de busca principal nesse momento.

Um em cada três consumidores prefere consultar seu celular dentro da loja a pedir informações a um atendente.

MOMENTO EU QUERO FAZER: O grande desafio desse momento é satisfazer a expectativa do consumidor que é mais alta que o normal. A partir de busca prévia das informações pelo internet nos celulares, já temos todo o repertório sobre o produto.

69% dos consumidores online concordam que a qualidade, o tempo ou a relevância da mensagem de uma empresa influencia sua percepção sobre uma marca.

MOMENTO EU QUERO COMPRAR: Nesse cenário, a conexão da marca com o cliente é fundamental para compreender e identificar esse momento. Entender qual informação é importante para finalizar a compra é essencial e até mesmo, vital!

79% dos consumidores brasileiros afirmam tomar decisões de compra mais rápidas que há alguns anos por conta dos dispositivos móveis.

micro-momentos-mktdrops-03

4 PALAVRAS PARA NÃO ESQUECER: 

Imediatismo: com a imersão total no digital, a flexibilidade da informação e fluidez do mobile, qualquer hora pode ser um momento de comprar. Compreender o comportamento do consumidores é fundamental.

Atenção: Quanto mais informação, aplicativos, tendências, redes sociais e mensagens a atenção do usuário é reduzida. Captar a atenção pela emoção, assim como o Storytelling faz, é essencial para que o cliente absorva a mensagem.

Contexto: a informação da marca deve fazer sentido com o contexto do consumidor. De nada adiantar apresentar informações certas para o cliente errado.

Impulsividade: o momento é agora, não tem hora para acontecer. A quantidade excessiva de informação tornou o consumo digital ansioso, ou seja: a mensagem precisa ser a certa, para o cliente certo e na hora certa.

E você, já conhecia os micro-momentos? Compartilhe nos comentários a sua opinião. Até o próximo artigo!

Conheça o artigo anterior da MKT Drops: Content: Como essa Estratégia Muda o Cenário Digital

O post Micro-Momentos, Tendências e o Marketing Digital apareceu primeiro em MKT drops - digital direct.

]]>
https://mktdrops.com.br/micro-momentos/feed/ 0