Experiência Mobile: Visualização Vertical

O consumo de mobile é crescente, e isso não é novidade. Migramos do acesso via computadores para os smartphones com rapidez a partir da expansão da internet móvel e a acessibilidade a aparelhos celulares com melhor tecnologia.

Não demorou para que o consumo mobile ganhasse o gosto do usuário. Com maior liberdade, ele agora consegue compartilhar o mundo que o cerca. Mas, diante desse cenário, o consumidor digital vem ganhando características e se transformando diariamente.

Entre essas mudanças está o modo de visualizar o conteúdo, saindo do horizontal e partindo para o vertical. Mas quais são os desdobramentos sobre isso? Vários, por muito tempo o conteúdo, principalmente em vídeo, foi construído para o horizontal.

E por que a mudança?

Há pouco, o Youtube anunciou a possibilidade de suportar vídeos verticais em tela cheia. A mudança se deve a um pedido antigos do usuários. Isso porque, a maioria dos vídeos sãos gravados na vertical, fazendo que o a visualização ganhe faixas pretas nas laterais.

Esse formato se popularizou com aplicativos como Snapchat e o Instagram Stories. Além disso, de acordo com o levantamento feito pela MOVR – Mobile Overview de 2014, os usuários de smartphones mantêm seus telefones verticalmente por 94% do tempo. Soma-se a isso o comportamento do usuário sempre conectado, gerando um ângulo de vertical quase que automático. Ou seja, essa mudança está diretamente ligada a experiência mobile. Além disso, o estudo InMobi mostra, ainda, que 80% dos usuários assistiram o vídeo vertical até ao final, gerando o dobro de engajamento.

5 motivos para investir em conteúdo vertical:

1) Condicionamento automático a visualização vertical;

2) Redes sociais já estão aplicando esse comportamento a suas produções;

3) Alto acesso via celular em redes sociais impulsiona o formato vertical. De acordo com a pesquisa Cross-Platform Future in Focus 2016, quase 80% das pessoas acessam as mídias sociais por algum dispositivo móvel e 61% acessam apenas em smartphones.

4) Maior possibilidade de interação e engajamento de forma mais natural;

5) Com os vídeos verticais, a taxa de término de vídeo é elevada. O Snapchat comprovou esse dado, a partir de uma pesquisa interna foi concluído que vídeo vertical em tela cheia eram nove vezes maiores do que a dos anúncios em vídeos horizontais.

 RESUMINDO:

– O formato do audiovisual é guiado pelo comportamento do usuário. Acompanhe de perto as transformações e tendências;

– De acordo com Youtube, upload de vídeos em formato vertical cresceu em 50% em 2016;

– O conteúdo para engajar, precisa de empatia. Conheça seu consumidor para adaptar a comunicação;

– Não canse de testar formatos;