Experiência de Consumo no Digital: Como torná-la incrível

Muitas vezes associamos a experiência de consumo ao mercado físico, mas esse termo pode (e deve) ser adotado no meio digital, oferecendo dessa forma um processo de compra e interação muito mais eficiente.

Mas por que a experiência é tão importante? É ela quem dá sentido a compra. Sendo mais que uma troca de dinheiro por mercadorias. Esse aspecto de consumo faz muito mais sentido para a geração Millennials. De acordo com um estudo elaborado pelas empresas Future Foundation Millennials Study, SDL Millennials Study e Millennial Central Study, esse novo público tão digital não dispensa interação e experiências valiosas.

E não estamos falando de qualquer experiência, ela precisa ser memorável! Visando isso, é cada vez mais necessário compreender os desejos do consumidor. Impactar positivamente e criar um relacionamento sólido são um dos principais benefícios da experiência.

Corporate Identity

 E como fazer isso no digital?

O Inbound Marketing é uma excelente ferramenta para tornar esse processo de experiência mais atrativo. Com uma estruturação simples e pensada no comportamento, ela é uma estratégia certeira para transformar visitantes em clientes.

Os principais tópicos dentro do funcionamento do Inbound Marketing são a interação, engajamento, multiplicidade de canais e plataformas, estudo de persona e um diálogo substancial.

Perguntas importantes durante a construção da estratégia de experiência:

  • Como o meu usuário chega na marca?
  • Ele sabe que eu (marca) estou no digital?
  • Quais são os principais hábitos?
  • O que ele procura na internet?
  • Quais principais horários de interação?
  • Ele está disposto ter uma experiência de consumo?

Essas são algumas perguntas básicas, mas você pode elaborar muitas outras sobre o seu usuário para criar um ambiente mais amigável.

Experiência de Consumo – O que não pode faltar:

  • Conexão emocional com a sua marca;
  • Personalização;
  • Compreensão de hábitos de consumo;
  • Atualização frequente de novidades digitais;
  • Análise detalhada sobre o funil de vendas;

Gostou do artigo? Fique sempre de olho no blog da MKT Drops com dicas e informações sobre o Marketing Digital.