Redes Sociais | 5 Etapas para Desenvolver uma Estratégia no Marketing de Conteúdo

As principais redes sociais já somam mais de  2,8 bilhões de usuários ativos. Um número expressivo que justifica quase que por completo o investimento em marketing de conteúdo de qualidade.

Para que o conteúdo seja realmente engajador e relevante é importante ter como base uma sólida estratégia. Assim, toda ação tem um objetivo e se complemeta com o principal foco: gerar um diálogo mais próximo entre marca e usuário.

Um planejamento completo é constituído por 5 etapas essenciais, confira quais:

1. Conheça o seu público alvo.

Conhecer e compreender o público é o primeiro passo. Essa atitude demonstrará vários indicativos como a linguagem a ser adotada, frequência, forma de narrativa, atuação em determinados meios e outros.

A melhor forma de fazer isso é a partir da construção de persona, uma ferramenta de análise profunda sobre o público. Com ela, os dados são ainda melhores. Nesse processo você vai determinar quais são as necessidades do seu cliente, dores, sonhos, vontades e outros detalhes. Tudo isso irá alinha o conteúdo ao cliente final, gerando uma interação mais dinâmica.

2. Determine metas e objetivos nas redes sociais:

A presença digital não é apenas estar lá, é atuar com relevância. Para que isso seja feito da maneira correta o ideal é estabelecer metas claras. Com elas bem desenhadas, o conteúdo irá convergir ao bom resultado.

3. Compartilhe um conteúdo envolvente:

Com a persona pronta e os objetivos estabelecidos é hora de pensar no conteúdo. Mas não é qualquer informação, ela precisa ser envolvente e digna de compartilhamento. Entregue ao usuário praticidade com seu conteúdo, ele deve ser útil e o impacta-lo de alguma maneira, seja por meio de vídeos, imagens ou links interessantes.

Um estudo recente realizado pela Quintly mostrou que os vídeos nativos no Facebook têm uma taxa de engajamento 186% superior, e são compartilhados mais de 1000%  que vídeos ligados a outros sites.

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4. Seja Social:

Estamos em uma rede social, o mais óbvio é ser social. No entanto, muitas marcas ainda mantém o discurso centrado em seu próprio produto ou serviço, invés de centralizar a atenção e esforços em uma comunicação mais atrativa ao usuário.

Interaja, compartilhe conteúdos interessantes, converse com influenciadores do segmento, seja legal e rápido na hora de responder, pergunte o que eles acham sobre a sua marca.

5. Verifique resultados, otimize e inove sempre. 

Ter a dimensão das métricas é essencial para a criação de conteúdo. A partir de dados é possível tomar melhores decisões e criar novas informações relacionados à aquilo que o público mais interagiu. Todo esse processo de verificação, otimização e inovação é vital para toda a marca.

CONCLUSÃO:

A implementação dessas dicas simples ajudará a orientar sua estratégia de mídia social na direção certa e seguirá seu objetivo de desenvolver a conscientização da marca, conquistar seguidores, aumentar o envolvimento e, em última instância, aumentar seus leads.