As principais redes sociais já somam mais de 2,8 bilhões de usuários ativos. Um número expressivo que justifica quase que por completo o investimento em marketing de conteúdo de qualidade.
Para que o conteúdo seja realmente engajador e relevante é importante ter como base uma sólida estratégia. Assim, toda ação tem um objetivo e se complemeta com o principal foco: gerar um diálogo mais próximo entre marca e usuário.
Um planejamento completo é constituído por 5 etapas essenciais, confira quais:
1. Conheça o seu público alvo.
Conhecer e compreender o público é o primeiro passo. Essa atitude demonstrará vários indicativos como a linguagem a ser adotada, frequência, forma de narrativa, atuação em determinados meios e outros.
A melhor forma de fazer isso é a partir da construção de persona, uma ferramenta de análise profunda sobre o público. Com ela, os dados são ainda melhores. Nesse processo você vai determinar quais são as necessidades do seu cliente, dores, sonhos, vontades e outros detalhes. Tudo isso irá alinha o conteúdo ao cliente final, gerando uma interação mais dinâmica.
2. Determine metas e objetivos nas redes sociais:
A presença digital não é apenas estar lá, é atuar com relevância. Para que isso seja feito da maneira correta o ideal é estabelecer metas claras. Com elas bem desenhadas, o conteúdo irá convergir ao bom resultado.
3. Compartilhe um conteúdo envolvente:
Com a persona pronta e os objetivos estabelecidos é hora de pensar no conteúdo. Mas não é qualquer informação, ela precisa ser envolvente e digna de compartilhamento. Entregue ao usuário praticidade com seu conteúdo, ele deve ser útil e o impacta-lo de alguma maneira, seja por meio de vídeos, imagens ou links interessantes.
Um estudo recente realizado pela Quintly mostrou que os vídeos nativos no Facebook têm uma taxa de engajamento 186% superior, e são compartilhados mais de 1000% que vídeos ligados a outros sites.
4. Seja Social:
Estamos em uma rede social, o mais óbvio é ser social. No entanto, muitas marcas ainda mantém o discurso centrado em seu próprio produto ou serviço, invés de centralizar a atenção e esforços em uma comunicação mais atrativa ao usuário.
Interaja, compartilhe conteúdos interessantes, converse com influenciadores do segmento, seja legal e rápido na hora de responder, pergunte o que eles acham sobre a sua marca.
5. Verifique resultados, otimize e inove sempre.
Ter a dimensão das métricas é essencial para a criação de conteúdo. A partir de dados é possível tomar melhores decisões e criar novas informações relacionados à aquilo que o público mais interagiu. Todo esse processo de verificação, otimização e inovação é vital para toda a marca.
CONCLUSÃO:
A implementação dessas dicas simples ajudará a orientar sua estratégia de mídia social na direção certa e seguirá seu objetivo de desenvolver a conscientização da marca, conquistar seguidores, aumentar o envolvimento e, em última instância, aumentar seus leads.