O comportamento do Usuário e os Horários de Engajamento

Recentemente, a Netflix divulgou dados interessantes sobre os usuários e suas produções, e essas informações levantam um questionamento: “estamos mesmo acompanhando o comportamento do usuário e fazendo bom uso desse monitoramento?”

Não é de hoje que a Netflix é famosa por seus testes A/B que vão da organização do menu até as imagens de thumbnail. Tudo é constantemente testado para validar qualquer ideia. Outra jogada de mestre da Netflix foi a construção da série House Of Card, para ela foram analisados vários dados até chegar ao produto final. O número de pessoas que assistiam séries políticas e filmes com o Kevin Spacey – protagonista da série, eram não só grande mas como similares. A partir disso, toda a narrativa foi arquitetada por hábitos do usuário. Se a série parece familiar a você não é atoa.

Mas voltando a pesquisa, entende-se que durante o dia o consumo vai ganhando novas caras. Pela manhã as comédias rápidas são as favoritas, já na hora do almoço o destaque são para os dramas e depois da meia noite os documentários ganham a vez.

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O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO NA NETFLIX:

  • Pela manhã, 34% dos espectadores assistem a comédias, como “Fuller House”, “The Office”, “Unbreakable Kimmy Schmidt” e “Friends”.
  • No horário de almoço, entre 12h e 14h, a preferência por parte de 47% dos assinantes são os pelos dramas.
  • Já os suspenses tendem a atingir um pico de 27% às 21h.
  • Depois da meia-noite, a opção são os “educativos”: documentários e programas culinários. Globalmente, 15% do streaming destes acontecem entre meia-noite e 6h.
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O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO NO DIGITAL:

Da mesma forma que a Netflix concentra os seus esforços no entendimento do usuário, o marketing digital precisa compreender e utilizar o monitoramento ao seu favor. Mas para isso, é fundamental uma análise profunda do cliente, junto de um acompanhamento da ações de engajamento.

E não existe receita ou mágica. Cada marca/empresa possui suas características que serão refletidas no usuário. Por isso, aquela lista de melhores horários de postagem de nada valem para você, pois o seu público tem um comportamento diferente dos outros. A análise deve ser sempre individual e considerar vários fatores como, por exemplo, tempo de navegação, frequência, se é um usuário digital nativo ou recente e muitos outros.

Além disso, apostar na rede social do momento nem sempre é a melhor estratégia. O público pode estar em outra plataforma digital e interagir melhor. Cabe ao marketing compreender esse comportamento, e claro criar ações inteligentes com base nele.

Tudo muda e rapidamente. Nenhum comportamento é engessado, por isso a análise deve ser constante para verificar modificações e nelas encontrar novas oportunidades.

O COMPORTAMENTO ALÉM DAS REDES SOCIAIS:

O Marketing Digital engloba vários campos que vão além das redes sociais. O email marketing, por exemplo, pode ser massivamente testado para uma maior taxa de abertura a partir do comportamento do usuário. Outro ambiente que merece atenção são os anúncios no Google que podem ser potencializados com um monitoramento adequado – exemplo: concentrar a verba para horário de pico do seu usuário.

Sites e landing pages também formas de entender o comportamento a partir de dados de navegação que oferecem um documento completo sobre a interação. Além disso, mapas de calor auxiliam na organização do conteúdo e design.

Utilize o máximo de ferramentos e conhecimento técnico para acompanhar de perto o comportamento do seu usuário. A partir disso, o resultado será diferente e positivo!