Uma análise de dados completa garante uma estratégia bem estruturada
Pode-se dizer, e sem exagero nenhum, que 60% do planejamento da estratégia depende da análise de dados. Dá para entender a importância dos dados e números para o marketing digital – eles são o principal guia para o sucesso.
Foi a partir da observação atenta dos dados, que o principal sistema de busca foi criado. O Google surgiu a partir da necessidade de uma organização semântica da informação encontrada na internet. Antes disso, o conteúdo online era um verdadeiro caos.

VANTAGENS DA ANÁLISE DE DADOS:
- Compreensão do cenário digital: acompanhar os dados é uma maneira de entender quais são as reais necessidades do mercado;
- Entenda a concorrência: já que estamos de olho no mercado, logo estaremos observando o que concorrente faz de melhor e pior;
- Atualização contínua: os dados podem ser usados como uma forma de prever tendências. Um exemplo disso é o Google Trends;
- Criação de Soluções: Com todos os dados na mesa é muito mais fácil pensar em uma solução. Basta organizar os dados e criar uma estratégia que reverta o problema ou otimize processos;
- Resultados mais concretos: com um controle dos dados, as métricas tornam-se mais fieis aos resultados finais;
- Falando em métricas: isso gera relatórios mais completos e de melhor entendimento;
- Atendendo a Demanda: o cenário online tem como característica sua inovação diária, por isso entender o que mudou (e porquê) é uma forma de estar a frente;

FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE DADOS:
- Google Trends – acompanhamento de tendências
- Google Adwords – acompanhamento de resultados em anúncios
- Facebook Business – gerenciamento de dados para campanha
- Relatório de Entrega de Email Marketing – confira taxas de abertura, clique e outros
- Acessos do site, blog – origem, frequência, tempo de permanência

RESUMINDO:
- Análise, monitore e organize seus dados;
- Acompanhar a evolução dos dados é tão importante quanto criar uma estratégia;
- Entenda o que cada dado quer dizer;
Gostou do artigo? Compartilhe em suas rede sociais:
Na próxima semana o assunto é Estudo de Personas.