O mundo está mudando e as marcas precisam entender isso

Uma era de transformação. É mais ou menos assim que podemos resumir o momento que vivemos. Os antigos modelos já não servem mais, e novos negócios pautados na convergência estão mudando pouco a pouco a forma que interagimos com tudo ao nosso redor.

UM ÚNICO ESTILO DE VIDA NÃO EXISTE MAIS: 

Lembra quando as marcas ofereciam a partir da venda de seus produtos e serviços um estilo de vida? “Compre de marca tal e seja inserido naquele grupo de pessoas”. Hoje, isso não existe, na verdade, está bem fora de moda. Quem consegue se definir em meio a imensidão de possibilidades? Você acorda seguindo um estilo, passa o dia trocando de “mundos” e com certeza, não será a mesma pessoa que acordou.

Mas, o que isso tem a ver com marcas? TUDO! Muitas ainda apostam em antigos modelos – acreditam que o consumidor é uma coisa só. Grande engano, agora ele é múltiplo. E já te adianto, a tendência é que essa multiplicidade seja exponencialmente ampliada.

E o que fazer? O primeiro passo é aceitar esse novo paradigma. Depois, compreender as particularidades e comportamento do consumidor. Entendeu porque o motivo da utilização de personas?

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QUEREMOS EXPERIÊNCIAS! QUEREMOS CONTEÚDO! QUEREMOS QUALIDADE!

O consumo atual sofreu inúmeras modificações. O modo de comprar mudou completamente em poucas décadas. Entraram no cenário a crise econômica, novas percepções políticas e sociológicas e muito mais. De carona vem o movimento “slow” em vários setores, que incentiva um consumo menos impulsivo e bem mais analítico. E você deve imaginar o impacto disso, o convencimento da compra é outro.

Os consumidores querem comprar ideias, filosofias, facilidades e experiências. É aqui que entra o conteúdo de qualidade. Não adianta mais empurrar o produto, é indispensável mostrar o que vem além dele: seus benefícios, o que ele transforma na rotina, o ideal da marca e muitos outros.

A SOCIEDADE LÍQUIDA, CONVERGENTE E TRANSFORMADORA:

Em tempos de transformação, é muito improvável encontrar modelos e estruturas ainda solidificadas e sem alterações. Tudo recebeu um verdadeiro banho de liquidez. O celular, as mídias, até a geladeira converge – porquê as marcas não são?

A vantagem (ou desvantagem para alguns) de ser líquido é que a mudança é inerente. Não é preciso se manter em uma única ideia. Dá pra inovar com facilidade.

UM DISCURSO QUE EMPODERA ACOMPANHADO DE AÇÕES REAIS DA FILOSOFIA DE EMPRESA: 

Aplicar um discurso que empodera os clientes tem sido praticado por muitos, e isso é ótimo. Mas, ficar só no blá-blá é o mesmo que não falar. Os clientes estão buscando empresas que reflitam suas ideologias. Um exemplo é uma marca de cosméticos que afirma não fazer testes em animais, mas tem parceria com organizações que fazem – não é coerente.

E quer um exemplo ainda mais fresquinho? A Livraria Saraiva na semana da mulher decidiu fazer uma promoção exclusiva para elas: 50% de desconto em todos os livros. Incrível, né? Para a surpresa de muitas, a escolha dos livros com desconto era bem questionável. A livraria apenas reforçou um esteriótipo de leitura feminina, deixando de lado livros de engenharia, matemática e outros. E isso tudo ganhou uma grande repercussão. E o resultado? Muitas mulheres pensarão duas vezes antes de comprar lá. Ou seja, seu discurso e atitudes da empresa devem estar alinhadas!

E não é um papo de politicamente correto. O mundo está mudando e as ideias também. Ter empatia pelo público é o mínimo que uma marca pode fazer.

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AINDA HÁ ESPERANÇAS?

Sim, essa é a boa notícia. Os antigos modelos se foram e alguns resistem a acabar, causando divergências de interesses (um exemplo, quando o Uber chegou no Brasil. O modelo de transporte também vai mudar, precisamos nos preparar). Ou seja, não adianta remar contra a maré. Deixe a onda da transformação te levar! Ou melhor, aproveite que o mar está para peixe quando o assunto é inovação.

Não existem mais fórmulas de sucesso nem um passo a passo para encontrar o segredo da conversão perfeita. Por isso, analisar criticamente é importante. Encontre em todos os dados uma saída para criar algo que o seu público possa amar.

DICAS DA MKT DROPS:

O consumo é outro. Seja uma empresa nova com os valores de antes e se preciso: os melhore. Estude o seu público. Aprenda ouvi-lo com atenção. É para ele que você dirige a palavra. O conteúdo precisa fazer sentido. Ele deve ser dinâmico, real, emocionante e verdadeiro. A estratégia não é só uma palavra bonita, ela é quem norteia o sucesso.

Mãos à obra, a transformação já começou!

Fique a vontade em compartilhar a sua opinião, dúvida ou questionamento nos cometários. Vamos refletir sobre novas ideias juntos! 🙂