A poucos passos de 2018, já estamos de olho em quais serão as novidades para o futuro. Dentre as tendências apontadas como as mais promissoras para o próximo ano, destacamos 5 e explicamos todos os detalhes sobre cada uma. Confira abaixo:
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AS TENDÊNCIAS PARA FICAR DE OLHO:
- Crescimento dos chatbots;
- Busca por voz;
- Formato em vídeo;
- Geolocalização a serviço do marketing digital;
- Influenciadores digitais;
1- O CRESCIMENTO DOS CHATBOTS:
Aqui no blog já comentamos várias vezes sobre a frequente utilização dos chatbots. Mas para 2018, a previsão é de que essa tendência se popularize entre as marcas. Para sair na frente, você deve ter um profundo conhecimento sobre o público, afinal, a automação só funciona com uma estratégia bem elaborada.
Ainda não acredita na efetividade dos chatbots? Confira esse dados:
- Um estudo desenvolvido pela consultoria Walker Information Inc projetou o perfil dos consumidores até 2020 ao redor do mundo. De acordo com as estimativas, 85% das interações entre consumidores será conduzida automaticamente, via chatbots.
- De acordo com o estudo da Gartner, até 2019, 20% das marcas abandonarão seus aplicativos móveis devido ao excesso de apps e o alto custo com manutenção e suporte, e até 2020, as pessoas conversarão mais com os chatbots do que com seus cônjuges.
- 67% dos entrevistados de uma pesquisa afirmaram que o uso dos chatbots irão superar o uso de aplicativos móveis nos próximos 5 anos.
2- BUSCA POR VOZ:
Até o nosso modo de buscar a informação mudou. Atualmente, a procura feita por voz aumentou, isso se deve também a alta utilização dos dispositivos móveis. De forma mais prática, a busca por voz é muito bem-vinda em vários casos como, por exemplo, para consultas longas.
Multitarefas, estamos divididos em várias ações ao mesmo tempo, a busca por voz também facilita a vida sem precisar digitar.
Essa nova modalidade de busca é impulsionada pelo aprimoramento do assistente pessoal de inteligência artificial.
- O uso de assistentes digitais acionados por voz para pesquisas, comunicações, compras e pequenas tarefas cotidianas tem crescido e deve atingir 4 bilhões de usuários em 2021.
- De acordo com uma pesquisa da Forrester, o uso de pesquisas por voz e assistentes digitais está crescendo em todas as faixas demográficas, inclusive nas acima de 50 anos. Dentro de 2 anos, estimativas apontam que 50% de todas as pesquisas online terão origem em comandos de voz e que 30% da navegação na web será sem uma tela como interface.
Tendências para 2018 no digital
3- FORMATO EM VÍDEO:
Não é novidade que o formato de vídeo está crescendo e ganhando muitos adeptos. A construção dessa tendência foi lenta, desde o aperfeiçoamento do Youtube para explosão de curadores de conteúdo.
A linguagem em vídeo torna-se muito mais fácil de ser assimilada, alcançando desta maneira os mais diversos públicos.
Conheça alguns dados que reforçam o poder do vídeo:
- O cérebro humano processa mais rápido imagens do que textos. 90% dos dados que processamos são visuais.
- Investimento massivo no Instagram e Facebook em conteúdos em vídeo.
- Em agosto, o Facebook anunciou a chegada de sua própria plataforma de vídeos, o Facebook Watch. Inicialmente disponível apenas nos Estados Unidos, o serviço visa bater de frente com a gigante que domina este segmento: o YouTube, da Google. Fonte: Canal Tech
4- GEOLOCALIZAÇÃO A SERVIÇO DO MARKETING DIGITAL:
A adoção da prática com base na geolocalização foi uma aposta em 2017, e deve ser amplificada no próximo ano. Esse recurso torna a comunicação muito mais assertiva. E nessa “dança” da localização, entram todos os tipos de canais; desde o site até os anúncios.
- Até mesmo o Nubank, serviço de cartão de crédito, está utilizando a tendência. Para evitar fraudes, quando alguma compra for feita no seu cartão de um local distante de onde você se encontra, o Nubank poderá rejeitar a transação. Saiba mais
5- INFLUENCIADORES DIGITAIS:
Somadas todas essas práticas, temos o influenciador digital que permeia cada uma delas. Seja pelo formato em vídeo ou por uma publicação encontrada pela pesquisa por voz, o papel do “influencer”, termo difundindo em 2017, ganha ainda mais importância.
Trazendo a experiência de consumo para perto do público, o influenciador tornou-se um megafone das marcas e uma estratégia de conteúdo digital.
- A Sprout Social revelou em uma pesquisa que 74% dos consumidores dependem das suas redes sociais para orientar suas decisões de compra.
Qual a sua aposta para 2018? Conte pra gente nos comentários!
Até 2018!