Links Patrocinados: estratégia para vendas [Atualizado]

 Em uma recente pesquisa, 29% das pessoas afirmaram que utilizam análises da web ao tomar uma decisão de compra, ou seja, é fundamental estar bem posicionado e ser relevante.

Uma das maneiras mais rápidas e eficientes para aumentar a audiência de um site são os links patrocinados, localizados em uma posição pra lá de privilegiada na página de resultados do Google. Essa modalidade de publicidade online direciona o usuário para um link de destino como, por exemplo, site, blog, e-commerce, landing page e promoções.

O conceito de link patrocinado que é tão atual foi desenvolvido pelo empresário Bill Gross, em 1998, nos Estados Unidos, na tentativa de criar um anúncio mais acessível e rentável na web. A ideia do americano serviu como base para o sistema PPC – Pay Per Click.

Os links patrocinados são exibidos conforme a palavra-chave utilizada na busca, desta forma esse anúncio tem uma alta relevância, pois leva o conteúdo certo para o cliente em potencial. Por isso, a escolha das palavras para a campanha devem ser feitas cuidadosamente e sempre com muita criatividade. Outra configuração que pode ser feita na campanha é por segmentação demográfica, perfil do público e horários de exibição.

Uma dica para a criação de links patrocinados é a criação de palavras-chave negativas, desta forma você evita cliques de usuários que não buscam exatamente o termo da campanha. O não uso dessa técnica resulta em uma baixa no investimento total em 30%.

Links Patrocinados na Prática – Case de Sucesso

Além de ser uma ferramenta de posicionamento, os links patrocinados levam ao consumidor a marca de uma nova maneira. Isso ocorre quando a mensagem é atrelada a um hábito ou comportamento do usuário. Explorando isso, a Cultura Inglesa associou a sua filosofia de ensinar uma nova língua com todo o novo repertório que ela oferece – para isso os anúncios eram aplicados a eventos culturais que envolviam o inglês.

E o resultado? Aumento no número de matrículas, a taxa de visita diária teve uma elevação de 400%, sendo que 45% dessas visitas eram originadas pelo Google.

Resumindo:

  • Planejamento é fundamental para uma taxa de conversão alta;
  • Acompanhamento das métricas é a melhor maneira de otimizar a campanha;
  •  Compreender o “universo” que o usuário está inserido permite uma abordagem menos invasiva e mais próxima do que ele deseja;

A MKT Drops é uma agência certificada pelo Google. Inove na sua estratégia com links patrocinados.