7 Erros Graves na Presença Online que Você Deve Evitar

A presença digital  é um assunto sempre em pauta no blog da MKT Drops devido a sua importância. No entanto,  esse tema é quase sempre deixado de lado por várias marcas e empresas, independente do porte.

De acordo com a pesquisa americana feita pela Vistaprint Digital, o Digital Impact Report, 36% dos compradores de pequenas empresas começam a compra pelo online, seja buscando por novas informações ou para entrar em contato.

Além disso, o estudo revelou que para o usuário ter um site agradável para navegação é essencial – 34% afirmou que antes da compra visita o site. E mais, 45% diz que a experiência ruim na página da marca interfere negativamente no processo de compra.

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CONFIRA 7 ERROS GRAVES NA PRESENÇA DIGITAL QUE VOCÊ DEVE EVITAR:

1) NÃO TER CONSISTÊNCIA NA IDENTIDADE VISUAL;

Quando o usuário visita pela primeira vez o seu site e redes sociais a impressão deve ser a mais positiva possível. Para isso, cada detalhe importa: crie uma harmonia visual entre os elementos, utilize imagens de qualidade, ofereça uma linguagem estética uniforme, tenha consistência em aspectos que identifique a marca – por exemplo, a mesma logo em todas as plataformas.

2) FALTA DE UNIFORMIDADE DAS REDES:

Cada rede social tem sua particularidade e deve ser tratada conforme suas ferramentas, mas uma coisa precisa ser igual: o nome. A busca pela marca é rápida, logo um nome padrão facilita a vida do usuário.

3) NÃO TER UM ALINHAMENTO DA FILOSOFIA DA MARCA:

A mensagem do site é mais formal, mas deve passar da mesma forma a filosofia que o perfil no Twitter da marca mostra. Procure sempre promover a sua marca a partir da filosofia dela.

4) SITE NÃO OTIMIZADO PARA CELULARES;

A maioria dos acessos em sites são realizados por meio de celulares, e não ter um site com versão para mobile prejudica em muito a navegação. Faça melhorias constantes para que o usuário tenha uma navegação excelente e sempre retorne ao seu conteúdo.

5) APRESENTAR INFORMAÇÕES ERRADAS OU DESATUALIZADA;

Faça um check-list de informações que devem ser frequentemente testadas e atualizadas. Para o usuário, não tem nada pior que receber informações sem utilidade.

6) NÃO USAR O POTENCIAL DAS REDES SOCIAIS;

Cada público tem sua rede social de maior interação, e cabe a marca descobrir onde é possível estabelecer diálogo. Não utilizar o potencial das redes sociais é desperdiçar uma grande oportunidade de venda e branding. Repense sua estratégia!

Seja sociável com seus consumidores! Outro dado interessante apontado pela pesquisa é que 60% dos clientes revela que a presença em redes sociais faz diferença sim.

7) NÃO RESPONDER AOS COMENTÁRIOS;

75% dos consumidores afirmam que é importante que marcas respondam os comentários nas redes sociais. Além disso, a resposta deve ser completa, amigável e rápida. E não dê prioridade apenas aos comentários positivos, os negativos são uma chance de diálogo com o cliente insatisfeito.

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